25 de Abril: Cavaco apela a responsabilidade dos partidos num “tempo de sacríficios”

Data:

O Presidente da República defendeu que a palavra tem de ser devolvida ao povo quando a democracia está numa “encruzilhada” e apelou à responsabilidade dos partidos para actuarem com “verdade” neste “tempo de sacrifícios” e “interrogações”.

Numa intervenção na cerimónia na sessão comemorativa do 25 de Abril que decorreu no Palácio de Belém, o Presidente da República centrou o essencial do seu discurso nas próximas eleições legislativas, “no caminho que os portugueses serão de novo chamados a escolher os caminhos que querem trilhar”.

“Nos momentos decisivos, é a voz do povo que deve fazer-se ouvir. Em democracia, há que respeitar a soberana decisão dos cidadãos. Homenagear o 25 de Abril e aqueles que o fizeram é, acima de tudo, ter confiança na maturidade cívica dos Portugueses e respeitar os princípios da democracia e as opções esclarecidas feitas em liberdade”, sublinhou, numa ideia que, já no final da intervenção voltou a repetir.

“Este é um tempo de sacrifícios, sem dúvida, mas também um tempo de grandes escolhas. Quando uma democracia se encontra numa encruzilhada, tem de se devolver a palavra ao povo e, depois, respeitar as opções que o povo decidir tomar”, insistiu.

Num claro apelo aos partidos políticos, Cavaco Silva centrou-se na próxima campanha eleitoral, alertando para a necessidade dos programas de cada força partidária serem apresentados com “serenidade”, sem “promessas que não poderão ser cumpridas”, porque “vender ilusões ou esconder o inadiável é travar a resolução dos problemas que nos afligem.”

“Dos agentes políticos exige-se que atuem com transparência e com verdade, que esclareçam devidamente os Portugueses, sem subterfúgios. A liberdade e a democracia que conquistámos exigem de todos sentido de responsabilidade e uma consciência clara da situação em que nos encontramos”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.