Franceses investem em Vinhais na transformação da castanha

Data:

Um grupo empresarial francês vai investir mais de cinco milhões de euros numa fábrica de recolha e transformação de castanha em Vinhais localizada na zona de maior produção nacional, divulgou o autarca local. Américo Pereira explicou ue o responsável pelo negócio “é um grupo francês, “Athena”, líder mundial da transformação da castanha”.
Segundo disse, o grupo vai adquirir a empresa CACOVIN constituída pelo município e associações locais e alargar o negócio a toda a fileira da castanha, com a perspetiva de criação de “uma centena de postos de trabalho”. A castanha é um produto apreciado no mercado francês e Vinhais e o concelho vizinho de Bragança juntos concentram 70 por cento das 35 mil toneladas produzidas anualmente em Portugal.
Para o autarca socialista foi “este potencial” e as acessibilidades ao centro da Europa que despertou o interesse dos franceses, já que Vinhais fica a 20 minutos da autoestrada espanhola das Rias Baixas e da futura “grande” estação do TGV na Galiza. Segundo explicou, o grupo francês vai adquiri a Cacovin – Agroindústria, Lda, uma cooperativa constituída há três anos por quatro associações agrícolas e pelo município, cobrindo o investimento de um milhão de euros realizado e mais cerca de 360 mil euros em empréstimos bancários.
Os novos proprietários vão, ainda segundo o autarca, investir mais quatro milhões de euros na expansão da fábrica, para, além da recolha, limpeza e calibragem que estava a ser feita até agora, completarem toda a fileira da castanha, nomeadamente ao nível da transformação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.