Internacionalização leva BESphoto a São Paulo

Data:

Manuela Marques é a vencedora da 7ª edição do Prémio BESphoto, uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo, à qual se junta este ano, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil, no âmbito do projecto de internacionalização deste importante prémio de arte contemporânea criado Portugal.

Ao longo de seis edições, o Prémio BESphoto – uma iniciativa do Banco Espírito Santo e do Museu Colecção Berardo – seleccionou artistas portugueses para atribuir um dos principais prémios de arte contemporânea em Portugal.
A edição de 2011 adquiriu estatuto internacional ao alargar o âmbito de selecção de artistas que passam a poder ser de nacionalidade portuguesa, brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Até este ano, o evento estava aberto apenas a fotógrafos portugueses ou residentes em Portugal.
Carlos Lobo e Manuela Marques de Portugal, Kiluanji Kia Henda, de Angola, Mário Macilau, de Moçambique e Mauro Restiffe, do Brasil, foram os artistas seleccionados para esta sétima edição, vencida por Manuela Marques.
Na opinião do Júri de Premiação, a escolha da fotógrafa portuguesa “resulta da forma como a artista concilia tempo e sequência – dois ingredientes chave da arte fotográfica – usados com uma habilidade inovadora, uma técnica detalhada e uma subtileza e criatividade notáveis”. O júri destacou ainda o facto dos cinco artistas a concurso “terem apresentado trabalhos com referência a lugares e tempos distintos dos seus, tendo-se, no entanto, destacado o projecto da Manuela Marques pelas suas sequências coreografadas.”.
A exposição BESphoto 2011 está patente ao público até 13 de Junho no Museu Berardo, em Lisboa, com entrada livre. Em consequência da internacionalização, a exposição passará a itinerar para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde será apresentada, de 20 de Agosto a 23 de Outubro de 2011.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.