Mais seis congressistas aderiram ao «Caucus» luso-americano

Data:

A Organização Nacional de Luso-Americanos (NOPA) registou seis novas adesões ao grupo de congressistas (Caucus) luso-americanos, elevando para 11 o número de membros, disse à Lusa o secretário-geral Francisco Semião.
As novas intenções de adesão vieram de Colleen Hanabusa, democrata do Estado do Hawaii, Jim Langevin, democrata de Rhode Island, Mike Honda e Linda Sanchez, ambos democratas da Califórnia, e de dois democratas do Massachussetts – Jim McGovern e Richard Neal.
Estas novas adesões juntam-se às de Barney Frank e Bill Keating, ambos do Estado de Massachusetts, e o republicano Micheal Grimm, do Estado de Nova Iorque, avançadas recentemente à Lusa pelo congressista Dennis Cardoza, co-presidente do Caucus juntamente com Jim Costa.
Apesar de não serem luso-descendentes, estes congressistas foram eleitos em distritos de representação significativa de luso-americanos. Contando com os dois co-presidentes, ambos luso-descendentes democratas da Califórnia, eleva-se assim a doze o número de congressistas que já confirmaram a sua participação.
Francisco Semião adiantou à Lusa que as sete confirmações foram recebidas por carta, depois de o gabinete de relações governamentais da NOPA ter enviado mensagens a estes e outros congressistas pedindo a sua participação no recém-criado Caucus.
“Começamos pelos Estados prioritários, onde temos muitos luso-americanos”, disse Semião à Lusa.
De acordo com o o secretário-geral da NOPA, os contactos prosseguem em articulação com os gabinetes de Jim Costa e Dennis Cardoza.
Após oito anos de “informalidade, o Caucus foi formalmente reconhecido pelo Congresso em Fevereiro. Segundo disse à Lusa Jim Costa na semana passada, o Caucus pretende abrir-se a outras comunidades lusófonas nos Estados Unidos, como a brasileira, angolana e moçambicana.
O objectivo deste género de «Caucus Lusófono» seria intervir em Washington em assuntos de interesse comum aos diferentes representantes e organizações das comunidades dos oito países lusófonos nos Estados Unidos, como a língua.
Para já, adiantou, a prioridade é contactar outros congressistas e entidades representativas das comunidades lusófonas, para encontrar “áreas em que (o Caucus) possa desempenhar um papel”, adiantou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.