Número de portugueses em Espanha desceu em 2010

Data:

O número de residentes portugueses em Espanha caiu 1,3 por cento em 2010, em relação ao ano anterior. Estão cerca de 140.700 registados nos municípios do país vizinho, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

De acordo com dados do Padrão Municipal, avançados pelo INE de Espanha, e divulgados pela agência Lusa, os portugueses representam cerca de 2,5 por cento da comunidade estrangeira, sendo a 11.ª maior.
A maior comunidade estrangeira é a da Roménia, com 864 mil pessoas, que representam 15,1 por cento de todos os estrangeiros no país, um total de 5,73 milhões. Os dados do Padrão Municipal reúnem todos os registos dos cidadãos residentes em Espanha, neste caso até 1 de Janeiro de 2011.
Apesar de serem usados como forma de medir a população espanhola, podem não reflectir a realidade dos habitantes do país porque, em muitos casos, residentes que saem do país ou mudam de município não actualizam os seus registos municipais.
Assim, por exemplo, e no caso da comunidade portuguesa, importa referir que este é o primeiro ano em que se regista uma descida no número de residentes portugueses, apesar do número de trabalhadores portugueses ter descido significativamente nos últimos anos.
Dados do Ministério de do Trabalho espanhol indicam, por exemplo, que no final de 2010 estavam registados como trabalhadores em Espanha, cerca de 51.800 portugueses. Uma descida de cerca de 40 por cento no número de trabalhadores desde 2007.
Em termos comparativos, entre final de 2010 e final de 2007 o Padrão Municipal dá conta de um aumento que refere ter havido um aumento de 4.529 portugueses. Os dados revelados pelo INE no início deste mês, referem que, em termos globais, a população residente em Espanha aumentou 0,3 por cento em 2010, para 47.150.819 pessoas.
O número de estrangeiros manteve-se globalmente quase idêntico, tendo uma descida de 1,75 por cento no número de estrangeiros não-comunitários sido compensada por um aumento no número de cidadãos da UE a residir em Espanha. Os estrangeiros são hoje 12,2 por cento dos residentes em Espanha, segundo o Padrão Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.