Mostra retrospectiva de Paula Rego exibida em São Paulo

Data:

A Pinacoteca do Estado de São Paulo exibe até 5 de Junho, uma mostra que reúne 110 das mais importantes obras da artista portuguesa Paula Rego. Entre pinturas, desenhos, gravuras e colagens, a exposição percorre os últimos 56 anos de carreira de uma das mais importantes artistas contemporâneas mundiais.

Apresentada em ordem cronológica, a mostra exibe todas as fases da produção de Paula Rego, começando com as primeiras pinturas realizadas nos anos 1950, quando ela uma jovem estudante de arte, passando pelos desenhos, gravuras, até os pastéis em grandes formatos.
A mostra já foi apresentada no Museo de Arte Contemporánea de Monterrey, no México, e tem a curadoria de Marco Livingstone, historiador artístico inglês.
“Paula produziu de maneira consistente uma obra que se comunica de forma poderosa e directa com todos que possuem um sentido de compaixão e justiça social”, refere o curador no comunicado.
“Uma das características que definem a obra de Paula Rego é a construção de uma narrativa visual da condição humana, abordando temas como violência, jogo de poder, crueldade e a situação da mulher”, divulga ainda a Pinacoteca de São Paulo, que organiza a exposição em colaboração com a Fundação Luso-Brasileira.
As primeiras salas da mostra exibem obras como «Celebration (The Birthday Party)» (1953) e «Life Painting» (1954). Entre os trabalhos realizados nos anos 1980 estão as pinturas em grandes dimensões como «The Policeman’s Daughter» e «The Family».
A mostra incluirá igualmente a série «Abortion» (1997), produzida com a intenção de chamar a atenção das autoridades portuguesas para a questão do aborto, e termina com trabalhos realizados nos anos 2000, fase em que Paula Rego retratou a sua história pessoal, como em «Misericórdia I», que mostra a morte da mãe da artista. Nas obras «The Pillowman» (2004) e «The Fisherman» (2005), Paula Rego combina motivos literários com recordações das roupas vestidas por seu pai. Já em «Human Cargo» (2007-2008) e na série «Female Circumcision» (2009), mostra o tráfico de seres humanos e a mutilação genital feminina.
A mostra retrospectiva de obras de Paula Rego, estará patente na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Praça da Luz, n.2) até ao próximo dia 5 de Junho e pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.