Deputado PS defende “mais eficácia” na promoção da língua

Data:

O deputado do PS pela Emigração diz que é preciso “ir mais longe” e ter “mais eficácia” na promoção da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. Paulo Pisco defende que o Governo “fez um grande esforço”, mas que é preciso “chegar a mais portugueses e a cidadãos de outras línguas”.
Paulo Pisco falava à agência Lusa no final de uma visita que realizou a 27 e 28 de fevereiro a Lyon, França, durante a qual teve oportunidade de debater o ensino da língua portuguesa com a coordenadora do Instituto Camões (IC) naquele cidade e com professores universitários.
“É preciso reconhecer que a promoção da língua ganhou um impulso decisivo e determinante nos últimos anos”, disse o socialista, referindo-se à altura em que Portugal teve a presidência da CPLP, durante a qual “se passou a considerar o português enquanto uma das prioridades estratégicas de afirmação no mundo”.
No entanto, reconheceu que “há outros factores que não têm tanto a ver com os esforços do estado português e do Governo, mas que têm a ver com uma atitude por parte da comunidade portuguesa”. “Há um enorme potencial de filhos de portugueses que poderão encontrar boas saídas profissionais através da aprendizagem do português, mas um português certificado. Não basta o português que se fala em casa”, afirmou.
Referindo-se especificamente a França, Paulo Pisco lamentou a “pouca procura” que o ensino do português tem em algumas universidades porque há naquele país “um potencial importante que tem a ver com os filhos dos portugueses”, que “poderão encontrar muitas saídas em termos profissionais através dos cursos de português”. O deputado defendeu ainda que o Governo e o IC devem fazer um “trabalho de pressão” sobre as escolas para que o português faça parte dos currículos oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.