Universidades de língua portuguesa debatem programa de integração académica

Data:

As universidades lusófonas debateram um programa de integração académica para os próximos cinco anos e que orça em 5 milhões de euros, disse esta semana à Lusa o presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). “Trata-se de um programa pensado, que exige sempre a participação de dois continentes, com uma estimativa de recursos da ordem dos 5 milhões de euros, para cinco anos”, disse Clélio Campolina.
O debate sobre este “programa avançado de integração académica entre os países de língua portuguesa” foi feito durante a reunião do Conselho de Administração (CA) da AULP, instituição criada há 20 anos e que se prepara para realizar, no próximo mês de Junho, em Bragança, o seu XXI Encontro.
O primeiro esboço deste programa foi feito a partir da anterior reunião do CA da AULP, em Setembro de 2010 em Macau.
“Nesta reunião foi criada uma comissão que integra os quatro vice-presidente para preparar um programa robusto de integração académica, de integração cientifica entre universidades dos países de língua portuguesa. Hoje conseguimos construir um entendimento e avançar nessa proposta, que significa ampliar o intercâmbio de estudantes, de programas de pós-graduação entre países e de programas de pesquisa conjuntos”.
A AULP é uma organização internacional constituída por membros titulares e associados (Universidades e Instituições de Ensino e Investigação de nível Superior dos países de língua oficial portuguesa e Macau) que tem como objetivo promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior. Esta cooperação será alcançada por via do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes, estimulando a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação científica e tecnológica, bem como o intercâmbio generalizado de informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.