Pesca do bacalhau em exposição no navio Gil Eannes

Data:

Conhecer os navios de pesca do bacalhau e ainda como se processavam as diversas tarefas a bordo de um pesqueiro é agora possível numa exposição que está patente até 31 de Julho, no Navio Gil Eannes, em Viana do Castelo.
«A Pesca do Bacalhau: navios bacalhoeiros de Viana do Castelo» tem como objectivo dar a conhecer os navios de pesca que pertenceram à Empresa de Pesca de Viana do Castelo, bem como, demonstrar a preparação do bacalhau a bordo dos bacalhoeiros e as diversas tarefas que eram realizadas durante o dia de trabalho.
A mostra reúne 57 fotografias e textos complementares – entre os quais testemunhos de pescadores – e pequenas miniaturas com destaque para uma réplica do lugre Santa Maria Manuela que foi restaurado por trabalhadores da Fundação Gil Eannes e pelas oficinas da Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A exposição integra a programação das comemorações do 13º aniversário do regresso do Navio Hospital a Viana do Castelo e pode ser visitada todos os dias, a partir das 9 horas.
Desde que o Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes, tem tido como objectivo transformar o navio num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.