Cada vez se poupa menos em Portugal

Data:

A taxa de poupança das famílias fixou-se em 10,6 por cento no ano acabado no terceiro trimestre de 2010, menos 0,2 pontos percentuais no trimestre anterior, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com o boletim das Contas Nacionais Trimestrais relativas a 2010, observa-se no terceiro trimestre “uma redução da capacidade de financiamento do sector das famílias, cujo peso no Produto Interno Bruto (PIB) se situou em 4,6 por cento”, contra 4,8 por cento do PIB no trimestre anterior.
A evolução é sobretudo justificada pela quebra na taxa de poupança a qual “cresceu significativamente” desde 2008, atingindo 11,3 por cento no primeiro trimestre do ano, mas que iniciou uma redução nos trimestres seguintes, fixando-se em 10,6 por cento no terceiro trimestre”, salienta o INE. A evolução negativa da taxa de poupança verifica-se desde o segundo trimestre do ano, esclarece o INE, adiantando que a quebra registada no terceiro trimestre reflecte “o aumento das despesas de consumo final” das famílias. “
Este crescimento das despesas de consumo das famílias suplantou o aumento mais moderado do rendimento disponível das famílias”, esclarece. Já o investimento das empresas acentuou a sua “trajectória descendente”, com uma variação em cadeia de menos 1,8 por cento (-0,8 por cento e -0,4 por cento no segundo e primeiro trimestres deste ano, respectivamente), segundo o INE. “A forte redução do investimento, conjugada com a melhoria da poupança bruta corrente, determinou uma diminuição da necessidade de financiamento deste sector, que se cifrou em cerca de 0,6 pontos percentuais face ao segundo trimestre, fixando-se este saldo em 5,7 por cento do PIB”, refere-se no boletim.
O INE recorda que esta redução surge na sequência de uma quebra “ainda mais significativa” no trimestre anterior de 0,7 por cento. Sobre as necessidades de financiamento das Administrações Públicas no terceiro trimestre, o INE avança que diminuiu em 0,1 pontos percentuais, enquanto que a necessidade de financiamento da economia diminuiu no ano acabado no terceiro trimestre de 2010.

                                                                                                                                                             

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.