Natal: Comércio com vendas abaixo de 2009 mesmo com promoções

Data:

Depois de um Natal em que nem as promoções foram suficientes para ultrapassar as vendas alcançadas em 2009, o comércio inicia terça-feira um período de saldos sem grandes expectativas, disseram hoje à Lusa responsáveis de associações de comerciantes.

“Este Natal foi menos positivo que o do ano anterior”, disse à agência Lusa Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, numa opinião corroborada pela União das Associações do Comércio e Serviços (UACS) de Lisboa.

Para o presidente da UACS, Vasco Mello, as vendas ficaram este ano “um pouco abaixo” do registado em 2009, ainda que a quebra não tenha sido uma surpresa para o responsável.

Num inquérito publicado em Setembro, “os empresários já previam uma diminuição das vendas relativamente ao ano anterior”, explicou.

Nuno Camilo lembra que, precisamente, a pensar na contenção dos consumidores numa conjuntura de crise, os lojistas optaram por fazer “promoções bastante competitivas” na época natalícia com o objectivo de gerar receitas para investir em novas colecções.

“Com a falta de poder de compra dos portugueses, os comerciantes fizeram o sacrifício de fazer promoções de 40 e 50 por cento de maneira a escoar os stocks”, acrescentou.

Quanto aos saldos, Nuno Camilo considera que “os preços já estão tão esmagados” que “dificilmente haverá grandes reduções”.

Também o presidente da UACS, Vasco de Mello, está na “expectativa” quanto à época de saldos tendo em conta que as promoções deste ano foram mais agressivas. “Tiveram mais vigor do que as de anos anteriores”, diz.

Esta terça-feira, 28 de Dezembro, começam os saldos de inverno, que se estendem ao longo de dois meses, terminando a 28 de Fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.