Leia em português neste Natal…

Data:

Que tal acrescentar livros portugueses à sua lista de prendas a dar a familiares e amigos? Uma oferta que terá para quem a receber, um «sabor» especial: o prazer de ler em língua portuguesa. Aqui ficam algumas sugestões…

UMA TRAGÉDIA PORTUGUESA
António Nogueira Leite traça ao editor da RTP, Paulo Ferreira, um retrato polémico, completo e negro da situação que Portugal vive actualmente. O antigo Secretário de Estado avisa que estamos à beira de «Uma Tragédia Portuguesa», graças a sucessivos erros e má gestão dos governos. O economista analisa ainda as principais medidas tomadas pelos sucessivos executivos desde o 25 de Abril aos dias de hoje e aponta os erros que nos conduziram à situação que vivemos actualmente. E avisa: ou mudamos de rumo e implementamos uma série de medidas que apresenta, ou a crise vai prolongar-se por mais várias décadas e o nosso nível de vida vai baixar consideravelmente.
António Nogueira Leite
com Paulo Ferreira
Editora Lua de Papel
312 Páginas


A ÚLTIMA MISSÃO

No ano de 1973, José Alberto de Moura Calheiros prestava serviço no Batalhão de Caçadores Pára-quedistas 12, de Bissalança (Guiné). Em 23 de Maio desse ano, numa operação por si comandada, a Companhia de Pára-quedistas 121 sofreu quatro mortos, dos quais três tiveram que ser inumados num cemitério localizado na cerca do aquartelamento de Guidage. Em Março de 2008, o autor regressa à Guiné integrado numa Missão da Liga dos Combatentes destinada a exumar os cadáveres dos três militares pára-quedistas e de outros sete do Exército. O autor conta toda a problemática relacionada com a expedição: os antecedentes, a preparação e o seu desenrolar. Simultaneamente descreve o ambiente da Guiné de hoje comparando-o com o do tempo da guerra: os usos, costumes e religiões da região de Farim e Guidage; o sentimento da população em relação ao antigo colonizador; as mágoas dos guineenses antigos militares portugueses por Portugal os ter enganado e abandonado; conversas com velhos guerrilheiros do PAIGC. Toda esta história real é contada a par da descrição da juventude e da preparação militar dos três Páras inumados em Guidage.
José Alberto de Moura Calheiros
Editora Caminhos Romanos


A MORTE DO HERÓI PORTUGUÊS
Da Guerra em Angola à Invasão de Goa – Um Testemunho
Há 45 anos atrás, Valentino Viegas chegava ao Norte de Angola a bordo do navio Vera Cruz. Mais de quatro décadas depois, o historiador despe corajosamente a pele do académico para se confrontar com o furriel Viegas, um entre tantos outros que participaram na guerra colonial sem a questionar ou sem pôr em causa a razão de ser da sua presença nos territórios ultramarinos. Numa lenta mas crítica digestão entre a experiência pessoal e a verdade histórica, dá-nos o retrato vivo do teatro das operações, entre emboscadas, massacres, stress psíquico e episódios insólitos como a adopção de uma criança pelo militar que lhe matou os pais.
Por entre as densas matas angolanas, surge inesperadamente descrita a manhã de 18 de Dezembro de 1961, quando a União Indiana invade Goa e o herói português começa a tombar, contra toda as preces de Salazar a Deus e as ordens de não rendição dadas aos seus oficiais de “vitoriosos ou mortos”. Valentino Viegas viveu as duas guerras.

Valentino Viegas
Editora Livros Horizonte
208
Páginas


JOSÉ AFONSO – TODAS AS CANÇÕES

Todas as letras e pautas das canções que José Afonso compôs foram reunidas pela primeira vez num livro que a Assírio & Alvim editou este mês, para mostrar que o músico foi mais do que um cantor de intervenção. A obra reúne as letras e os diagramas de acordes de 159 canções da autoria de Zeca Afonso, compiladas por José Mário Branco, João Lóio, Guilhermino Monteiro e Octávio Fonseca, etá pronta desde 2004, mas a família de José Afonso não autorizou a publicação, tendo a situação sido desbloqueada agora com a editora Assírio & Alvim. Lá estão «Grândola, vila morena», «Os vampiros”», «O que faz falta», «Coro dos tribunais”», mas também «Verdes são os campos», «Canção de embalar» e «Adeus ó serra da Lapa». Zeca Afonso morreu em 1987 e deixou uma obra discográfica que “constitui um manancial inesgotável de inspiração e de aprendizagem”, concluem os organizadores do lvro.
José Afonso – Todas as Canções
Partituras, letras, cifras de José Afonso
Editora: Assírio & Alvim
352 Páginas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.