Natal: Música e fogo de artifício na Madeira

Data:

Os onze concelhos da Região Autónoma da Madeira oferecem neste período de festas natalícias diversas acções culturais, que vão da música erudita à tradicional, com destaque para a actividade no Funchal, por ser a capital.

Há alguns anos que a Câmara do Funchal integra a oferta deste período nas festas de fim do ano, organizadas pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes. As apostas vão para a música, com diversos concertos um pouco por toda a cidade. Destaque para o dia 18 de Dezembro, com as “Cantigas ao Menino Jesus”, interpretadas pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, no jardim norte do Palácio de São Lourenço, pelas 21 horas.

A 19, Artur Pizarro interpreta Chopin, o concerto nº4 do ciclo integral do compositor, numa organização da Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, pelas 18H, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Um dia depois, a Companhia Bailado da Madeira leva ao palco do mesmo teatro a “Gala de Bailado de Natal”, um espectáculo que se repete a 21.

A 27 do mesmo mês, a Sé Catedral do Funchal acolhe o XIII Festival de Coros de Natal, organizado pelo Orfeão Madeirense, um evento que se realiza a partir das 21H30.

A sala de exposições temporárias do museu Etnográfico da Madeira, acolhe até dia 16 de Janeiro, a exposição “Presépios Madeirenses”.

As festas na cidade ainda passam a 23 pela “Noite do Mercado” e têm o seu ponto alto no espectáculo de fogo de artifício, este ano dedicado ao tema “Sentir a Madeira”.

No concelho vizinho de Câmara de Lobos decorre no domingo a abertura do mega presépio da Associação Refúgio da Freira, na freguesia do Curral das Freiras e é recriado a 22 uma noite do mercado, com a actuação de grupos folclóricos.

Ainda a sul, o município da Ribeira Brava tem diversas iniciativas, destacando-se, na freguesia da Serra de Água, – uma das mais afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro, – a abertura ao público de um presépio de solidariedade, no parque de estacionamento público daquela freguesia. O presépio foi construído com a ajuda da população.

Quando for desmontado, algumas das peças do presépio serão leiloadas, e os bens daí provenientes reverterão a favor das vítimas da intempérie de 20 de Fevereiro.

No concelho de Ponta do Sol, o destaque é uma exposição de presépios, patente no museu John dos Passos, até ao dia 7 de Janeiro. A colecção é pertença de Carmo Santos, antiga directora do museu, que os foi adquirindo ao longo da vida.

A norte, o concelho de Santana aposta num presépio municipal e ainda num mercado do agricultor, dadas as características rurais do município, e que visa promover a agricultura local, bem como escoar os produtos tradicionais da época natalícia madeirense. São Vicente aposta num presépio que alia a tradição e a arte. Uma peça escultórica alusiva à época pode ser apreciada nos Paços do Concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.