Natal: Solidariedade e actividades culturais marcam celebração no Norte

Data:

Iniciativas de solidariedade, exposições de presépios e actividades culturais variadas são algumas das propostas de celebração do Natal em diversos municípios do Norte do país.

 

No Minho, a iniciativa «Valença Fortaleza de Natal» arrancou a 1 de Dezembro, com a ligação da iluminação ornamental das principais avenidas da cidade. Um presépio, à escala natural, é um dos principais atractivos, na encosta do Parque de Cristelo e na Rotunda da Trapicheira. A animação de rua arrancará a 20 de Dezembro e prolonga-se até 5 de Janeiro. Um Cortejo de Natal, com muita animação, dará vida a Valença em 22 e 23 de Dezembro. O Pai Natal, os gnomos e as demais figuras da época vão percorrer a Fortaleza, animando as ruas.

Um Bosque de Natal, com 15 árvores de grandes dimensões, proporcionará um bosque de Natal mágico, no Largo do Bom Jesus, na Coroada. As árvores foram decoradas pelos alunos do primeiro ciclo das escolas valencianas. O Largo dos Bonecos de Neve, com 10 bonecos de 1,5 metros de altura, pretende surpreender os visitantes com uma viagem até às terras lendárias do Pai Natal. Os bonecos foram elaborados pelo Centro de Actividades Ocupacionais de Valença e decorados pelos alunos do pré-escolar de Valença. O Comboio Turístico de Natal circulará de 20 a 23 e de 27 a 31 de Dezembro e de 2 a 5 de Janeiro pelas principais ruas da Fortaleza de Valença e pela área urbana da cidade. No Núcleo Museológico estará patente ao público uma Exposição de Presépios, com dois à escala natural. Os Concertos de Natal, na Alfandega Cultural, estão programados para 17 e 18 de Dezembro. A Cavalgata Internacional dos Reis, em 5 de Janeiro, encerrará o programa “Valença Fortaleza de Natal”.

Em Vieira do Minho, o Posto de Turismo recebe durante o mês de Dezembro, todos os dias, mais uma Feira de Natal dedicada ao artesanato e produtos locais. À semelhança do ano transacto, os visitantes poderão comprar peças originais para presentear os seus entes queridos nesta quadra festiva. Artigos decorativos em cobre, madeira, vime, pedra ou cortiça, linhos, bordados, telas, mel e nozes são alguns dos produtos em destaque para este Natal. Esta iniciativa tem como objectivo divulgar o artesanato mais representativo de Vieira do Minho e permitir às IPSS angariar fundos através da venda dos artigos elaborados pelos seus utentes.

Recolha de bens alimentares na Régua

No fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro, o Município da Régua dinamiza a recolha de bens de primeira necessidade, nos hipermercados de Peso da Régua, Vila Real e Lamego. A acção que teve início a 20 e 21 de Novembro, prolongou-se pelos fins-de-semana seguintes e visa assegurar o direito à alimentação, dando  prioridade a quem vive em situação de carência económica. A organização pede que os donativos sejam feitos essencialmente em alimentos, material escolar e brinquedos.

Em Armamar, a autarquia promove entre os dias 20 e 23 de Dezembro, à semelhança de anos anteriores, o programa Natal Férias Desportivas. Destinado às crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos de idade, tem por objectivo proporcionar entretenimento saudável através da prática desportiva em tempo de férias escolares de Natal. São diversas as modalidades desportivas disponíveis: andebol, ginástica, ténis, trampolins, atletismo, entre muitos outros. Os interessados podem inscrever-se na Câmara Municipal de Armamar.

Em Vila Pouca de Aguiar, a Árvore Solidária e as Árvores de Natal Recicláveis fazem parte de uma exposição de cerca de 150 árvores que decorre até 22 de Dezembro no Agrupamento de Escolas de Pedras Salgadas. Nos dias 21 e 22, o horário é alargado, das 7h às 22h, para permitir a visita a toda a comunidade que se desloque à Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas.

Em Bragança, a Câmara Municipal de Bragança lançou a Campanha «Inverno Solidário – Agasalho para Todos». Desde 1 de Dezembro e até ao dia 31, vão ser recolhidos cobertores e edredões para serem distribuídos pela população mais carenciada do Concelho de Bragança. Os donativos poderão ser entregues no Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, no Centro Social e Paroquial do Santo Condestável e na Cruz Vermelha – Delegação de Bragança.

Em Fafe, a Naturfafe organiza a 18 e 19 de Dezembro, uma Feira de Natal, no Posto de Turismo de Fafe. Estão presentes vários artesãos do concelho que ao vivo confeccionam os mais variados produtos do artesanato de Fafe podendo ser adquiridos pelos visitantes.

O objectivo da iniciativa é permitir, que os produtos regionais do concelho possam ser opções de presentes para o Natal de 2010. A feira está aberta das 9h às 13h e das 14h30 às 18h.

Em Braga, o Banco Local de Voluntariado está a promover desde 6 de Dezembro, na Avenida Central, uma «Venda de Natal» a partir de trabalhos realizados e oferecidos por voluntários. A venda, que acontece na Biblioteca de Jardim situada junta à Basílica dos Congregados, destina-se a angariar verbas para um fundo de maneio que permita apoiar projectos ou actividades ludo-pedagógicas no âmbito do voluntariado local. A iniciativa mantém-se aberta ao público diariamente, incluindo fins-de-semana e feriados, entre as 13h30 e as 18h.

 

Um eléctrico de Natal no Porto

 

No Porto, «Um Eléctrico Chamado… Natal» percorre até 8 de Janeiro de 2011, as ruas da cidade junto à paragem dos Guindais (Batalha). Trata-se de um projecto promovido pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), pela Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, e pela Associação de Comerciantes do Porto.

A iniciativa consiste na realização de viagens de eléctrico, ao longo da linha 22, animadas pelo “Bando Electro-Magnético”, grupo que interpreta um conjunto de performances – música, teatro e dança. As performances decorrem de formas distintas: através de personagens que se fazem passar por transeuntes e clientes do eléctrico e depois se “transformam”, e ainda através de “bonecos” ligados ao imaginário do Natal (duendes, renas, árvores, entre outros), que entram no eléctrico carregados de compras ou outros objectos, dando origem a um acontecimento inesperado. A produção desta animação é da responsabilidade da Associação Cultural 7 Devaneios e decorre nos dias 16, 17, 23 e 30 de Dezembro, 6 e 7 de Janeiro entre as 11h e as 12h e entre as 15h e as 16h e nos dias 18, 19 e 26 de Dezembro, 2 e 8 de Janeiro das 15h às 17h. Para viajar no «Eléctrico Chamado…Natal!» basta adquirir previamente, ou junto do guarda-freio, um título Andante. Para esta época tão especial, a STCP concebeu um bilhete diferente que permite viajar em toda a rede de autocarros e carros eléctricos e ainda visitar o Museu do Carro Eléctrico por dois euros. Este título especial de Natal, válido pelo período de quatro horas a contar da primeira validação, entre os dias 16 de Dezembro de 2010 e 8 de Janeiro de 2011, estará à venda no Museu do Carro Eléctrico e a bordo dos eléctricos.

Em Aveiro, integrada no Programa de Animação de Natal do município, a Exposição de Presépios Portugueses reúne um conjunto de Presépios de 15 artesãos de todo o país. Até 9 de Janeiro, a mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 14h às 18h horas, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra nos dias 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro). De salientar que nos dias 18 e 19 de Dezembro, a partir das 15.00 horas, alguns dos artesãos irão trabalhar ao vivo. Enquadrado também no Programa de Animação de Natal, têm lugar vários concertos pelos grupos corais do Concelho na Praça Marquês de Pombal.

Já a Câmara Municipal de Ovar promove até 23 de Dezembro, a iniciativa «Natal na Biblioteca», que integra o Bazar de Natal, uma Mini-Feira do Livro, a Tômbola de Natal e Stand de Partilhas e Ateliers de Contos e Expressão Plástica. 

Do programa destaque para o Bazar de Natal, que se realiza pelo nono ano consecutivo, e que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h, e ao sábado, das 10h às 13h, na Biblioteca Municipal de Ovar, e no qual vários artesãos vareiros expõem as suas obras, de diversas especialidades.

A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.