O FC Porto, já qualificado para os 16 avos-de-final, encerrou a participação na primeira fase da Liga Europa com um triunfo em casa sobre o CSKA de Sófia, por 3-1.
Com o primeiro lugar do Grupo L garantido antecipadamente, os ‘dragões’ somaram o seu quinto triunfo na prova e terminaram esta fase com 16 pontos, ampliando o seu recorde de invencibilidade esta época em todas as competições para 25 jogos, nos quais contabiliza 22 vitórias.
O argentino Otamendi, aos 22 minutos, abriu caminho ao êxito da equipa de André Villas-Boas, que chegou ao intervalo com esta vantagem. No segundo tempo, Spas Delev restabeleceu a igualdade, aos 48, mas Ruben Micael ripostou quase de imediato (54) e o colombiano James Rodriguez (90+3) fez o resultado final.
Somando os 10 jogos da fase final da época passada, sob orientação de Jesualdo Ferreira, o FC Porto, líder do campeonato português, leva já 35 encontros sem conhecer a derrota.
Vencedor do grupo, à frente do Besiktas, que hoje bateu o Rapid Viena por 2-0, com um golo de Quaresma, o FC Porto será cabeça de série no sorteio dos 16 avos-de-final, agendado para sexta-feira.
O mesmo acontece com o Sporting, vencedor do Grupo C, apesar de ainda defrontar o Levski em Sófia, na quinta-feira, e com o Sporting de Braga, que transita da fase de grupos da Liga dos Campeões como um dos quatro melhores terceiros classificados, ao contrário do Benfica.