Governo regional “finta” governo nos cortes de vencimentos

Data:

O ministro da Presidência afirmou  que o executivo da República não tem poder legislativo para “interferir” em competências do Governo Regional dos Açores no sentido de compensar os seus funcionários públicos pelos cortes salariais de 2011. Pedro Silva Pereira falava em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, depois de ter apresentado uma resolução que impede a existência de excepções, no universo do sector empresarial do Estado e na administração pública, em relação à redução salarial média de cinco por cento prevista para 2011.   
Questionado por várias vezes sobre a intenção do Governo Regional dos Açores de compensar os seus funcionários públicos pelos cortes salariais do próximo ano, o ministro da Presidência defendeu a tese de que é preciso “compreender as competências legislativas dos diferentes órgãos e das diferentes estruturas governativas”. “O Governo não tem poder legislativo na matéria a que se referiu a iniciativa (também ela legislativa) do Governo Regional dos Açores”, sustentou o ministro da Presidência.
Na resposta aos jornalistas, Pedro Silva Pereira referiu-se indirectamente à hipótese de ser suscitada a constitucionalidade dessa decisão do Governo Regional dos Açores por parte de outra entidade, mas excluindo também o Governo da República desse campo. “Existe um procedimento legislativo próprio das regiões autónomas. Isto significa uma possibilidade de fiscalização da constitucionalidade em relação às iniciativas legislativas regionais, mas perante nada disso o Governo [da República] tem competências para interferir”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.