Isabel Silvestre reúne em livro tradições orais de Manhouce

Data:

Isabel Silvestre lançou este mês «Memória de um povo» é o nome do recente livro da cantora Isabel Silvestre. Acompanhada de um CD com o «Cantar dos Reis» (1982), a obra reúne advinhas, lengalengas, expressões, pragas, contos e provérbios que integram as tradições orais de Manhouce, freguesia do concelho de São  Pedro do Sul, terra natal da cantora.
“Uma recolha de vidas, todo o contexto do livro são tradições que não se conhece quando e de onde vieram, e que foram transmitidas de geração em geração”, disse à Lusa, acrescentando que “há ainda muito para recolher” e que o seu sonho “é poder um dia criar uma fundação-museu que apoie e divulgue este trabalho de recolha e dinamização e o estimule”.
A cantora e ex-autarca independente de Manhouce está confiante de que os mais novos estão interessados, mas diz que “é essencial que os mais velhos sejam capazes de os sensibilizar e levá-los a interessarem-se por quem são”. “Têm de ser os mais velhos a ensinar-lhes o caminho para que bebam nestas fontes”, rematou. O livro inclui uma introdução à aldeia de Manhouce e ainda um capítulo ao “modo de falar” específico, bem como quadras, romances, cantar ao desafio e as «Histórias do Zé do Gestoso». Na parte do cantar incluem-se os poemas e as pautas. Actualmente, Isabel Silvestre ensina um grupo de raparigas (entre os 10 e os 15 anos) “a cantar Manhouce”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.