O Benfica assegurou um lugar nos 16 avos-de-final da Liga Europa de futebol, apesar da derrota em casa com Schalke 04, por 2-1, em jogo da sexta e última jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Afastado das competições europeias à beira do final do encontro, já que o Hapoel de Telavive vencia no terreno do Lyon, o campeão português foi salvo pelo empate (2-2) alcançado pelos franceses, aos 88 minutos, com um golo de Lacazette, que garantiu o terceiro lugar do grupo aos ‘encarnados’.
No Estádio da Luz, os golos de Jurado (19) e Howedes (81), aos quais o Benfica respondeu com apenas um de Luisão (87), impuseram à equipa Lisboa a sua segunda derrota caseira da temporada, mas não a arredaram das competições europeias, apesar dos quatro desaires averbados contra apenas dois triunfos.
O Schalke 04, segunda equipa alemã a vencer o Benfica na Luz nas provas do velho continente, depois do Bayern de Munique em 1995/96, venceu o grupo, com 13 pontos, enquanto o Lyon foi segundo, com 10, seguido pelos ‘encarnados’, com seis, e pela formação israelita, com cinco.
Nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o Benfica vai encontrar o FC Porto e o Sporting, que ultrapassaram a primeira fase da competição como vencedores dos respectivos grupos.
Na quarta feira, será conhecido o destino Sporting de Braga, que tem o terceiro lugar do Grupo H garantido, mas ainda pode chegar ao segundo e apurar-se para os oitavos de final da ‘Champions’, embora necessite de um triunfo no terreno do Shakthar Donetsk, na Ucrânia.
A 17 de Dezembro realiza-se o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, bem com o dos 16 avos-da-final e posteriores emparelhamentos dos oitavos da Liga Europa.