Competitividade: Mobilizar a exportação deve ser a estratégia de futuro para Portugal – Rocha de Mat

Data:

O presidente da Associação Industrial de Portugal (AIP) sublinhou hoje que Portugal tem de ter uma estratégia de futuro que mobilize para a exportação pelo menos mais 20 a 25 mil empresas a médio prazo. Jorge Rocha de Matos falava na conferência da AIP, «Elevar Portugal – Compromisso para a Competitividade», a decorrer em Lisboa.

Para o presidente da AIP, a estratégia de futuro deve assentar em cinco pilares e passar pela preparação das empresas, sobretudo as pequenas e médias empresas (PME), para um “novo ciclo” que valorize a qualificação, a inovação e aumente a produtividade.

“Em primeiro lugar, mobilizar para a exportação um número bastante mais significativo de empresas, particularmente das PME, pelo menos mais 20 a 25 mil empresas, além das que já exportam, num horizonte a médio prazo”, disse Jorge Rocha de Matos.

 

Aposta na cooperação com as comunidades

 

 

Outro pilar, sublinhou, é a diversificação das exportações nos mercados europeus e extra europeus, com destaque para África, Médio Oriente, América do Sul e América do Norte. “Em particular, deve apostar-se na valorização da língua portuguesa, na cooperação com as comunidades empresariais portuguesas no estrangeiros e, sobretudo, com os países da CPLP”, frisou.

A modernização do tecido empresarial é, para Rocha de Matos, o terceiro pilar e deverá ser alcançada através de políticas incentivadoras de fusões, alianças estratégicas e outras formas de cooperação empresarial para que as PME ganhem massa critica e “músculo competitivo”.

A atracção de investimento directo estrangeiro e o fomento do empreendedorismo nacional em articulação com uma “política inteligente de clusters e de incentivo à economia do mar”, assim como o investimento na valorização competitiva do território, são os últimos pilares da estratégia de futuro destacada hoje por Rocha de Matos.

Durante a conferência, a Microsoft anunciou que vai investir em Portugal até 2013 mais três milhões de euros na competitividade e qualificação, esperando apoiar centenas de PME e start ups e dar formação tecnológica a mais 10 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.