O FC Porto manteve-se invencível e no topo da Liga de futebol à custa de uma grande penalidade forçada, convertido pelo inevitável Hulk e que deu o triunfo caseiro sobre o Vitória de Setúbal (1-0), na 13.ª jornada.
O ponta-de-lança brasileiro Jailson ainda teve ocasião de empatar a partida, aos 90 minutos e também da marca dos 11 metros, mas, depois de converter a primeira tentativa, anulada pelo árbitro madeirense Elmano Santos, falhou a segunda conversão.
Apontado aos 44 minutos, o 12.º golo do avançado brasileiro, que cimenta a liderança da lista de melhores marcadores, recolocou os “azuis e brancos” com oito pontos de vantagem sobre o Benfica, segundo classificado, depois de o campeão ter vencido a recepção ao Olhanense (2-0).
O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, apesar de suspenso e a ver o encontro desde a bancada do Estádio do Dragão somou o seu 23.º jogo oficial sem derrotas e os “dragões” igualaram o recorde de invencibilidade (33 partidas) pertença de Mourinho (5 de Outubro de 2003 a 28 de Março de 2004).
A “meias” com Jesualdo Ferreira (10), o antigo colaborador do “Especial” não deu qualquer desaire ao FC Porto, que não perde desde a final da Taça da Liga, em Março de 2010 (derrota frente ao Benfica, por 3-0).
O Sporting segue no terceiro lugar, com 13 pontos de atraso para o topo e em igualdade com o Vitória de Guimarães, após triunfo dos “leões” em visita ao Portimonense (3-1) e empate caseiro dos vitorianos frente ao Paços de Ferreira (1-1).
A União de Leiria bateu em sua casa o vice-campeão, Sporting de Braga, por 3-1 e ficou provisoriamente no quinto lugar, o último “europeu”, enquanto os “arsenalistas” baixaram ao sétimo lugar após esta sexta derrota na prova.
A 13.ª jornada ficou ainda marcada pelo adiamento de dois jogos devido às más condições climatéricas. Esta segunda-feira, o Nacional-Naval 1.º de Maio, inicialmente previsto para domingo, foi disputado por apenas 54 minutos, tendo sido novamente interrompido, com um empate a um golo, devido ao persistente nevoeiro.
O restante tempo regulamentar vai ser cumprido esta terça-feira, enquanto o Académica de Coimbra-Marítimo foi adiado para quarta feira porque, no fim de semana, a equipa madeirense não conseguiu viajar a tempo até ao continente, precisamente devido ao mau tempo.