UA vai estudar campos de gás na Ria de Aveiro

Data:

Os campos de gás existentes na ria de Aveiro e o seu possível aproveitamento para consumo doméstico vão ser estudados por um grupo de investigação coordenado por Luís Menezes Pinheiro, do departamento de Geociências e do Laboratório Associado CESAM, da Universidade de Aveiro (UA). O trabalho surge na sequência de levantamentos geofísicos efectuados nesta zona.
A existência dos campos foi reportada pela primeira vez, em 1967, durante a abertura de um poço junto de uma casa em construção em Vagos, e que foi comprovada mais recentemente num artigo científico publicado em 2006 numa revista internacional, pelo grupo de investigação da UA.
“Temos inclusivamente alguns filmes onde se vê o escape de gás à superfície da água”, disse à Lusa Luís Menezes Pinheiro, que tem vindo a fazer pesquisa na ria de Aveiro há vários anos. De acordo com o geofísico, já foram identificados seis campos no fundo da laguna, na sequência de levantamentos geofísicos realizados ao longo dos canais de navegação. Análises realizadas, posteriormente, provaram que o material libertado é biogénico. “É formado devido à decomposição da matéria orgânica por bactérias e é essencialmente composto por metano”, precisou o investigador.
Luís Menezes Pinheiro não tem certeza quanto à existência de gás em quantidade “suficientemente interessante” para uma eventual utilização a nível doméstico, e acredita que os campos “são relativamente pequenos”, mas que “à priori a possibilidade existe”.
A equipa de investigadores liderada por Luís Menezes Pinheiro pretende cartografar estes campos e estudar a sua evolução ao longo do tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.