O Sporting subiu ao terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, em igualdade com o Vitória de Guimarães, ao vencer por 3-1 no estádio do Portimonense, em jogo da 13.ª jornada da prova, liderada pelo FC Porto.
A equipa lisboeta, que regressou às vitórias após o empate 1-1 na ronda anterior com o FC Porto, capitalizando o deslize dos vimaranenses no sábado, ao concederem uma igualdade caseira (1-1) frente ao Paços de Ferreira.
O avançado Hélder Postiga inaugurou o marcador aos 23 minutos, mas o Portimonense, penúltimo classificado e que não ganha há sete jornadas, restabeleceu o empate aos 38, por intermédio de Pires.
O Sporting sentenciou o jogo na recta final da primeira parte, graças a Maniche, que se estreou a marcar pelos “leões” no campeonato aos 43 minutos, e ao primeiro tento de André Santos com a camisola do Sporting, aos 45+1.
A dez pontos do líder, o Sporting manteve-se a cinco do campeão Benfica, que abriu a ronda com uma vitória por 2-0 na recepção ao Olhanense e consolidou o segundo lugar, mantendo-se na perseguição ao FC Porto, graças aos golos de Cardozo (42) e Saviola (80).
O clube portuense só poderá responder na segunda-feira, quando receber o Vitória de Setúbal, numa ronda marcada pelos adiamentos dos jogos Nacional-Naval 1.º de Maio e Académica-Marítimo devido ao mau tempo afectou a Madeira e condicionou o tráfego aéreo.
O Rio Ave e Beira-Mar empataram 1-1, num encontro entre duas equipas que lutam pela manutenção, com golos marcados no curto espaço de dois minutos, aos 48, por Yazalde, para os anfitriões, e aos 50, por Leandro Tatu, que apontou o quarto tento na prova.
No sábado, além do empate cedido pelo Guimarães, o vice-campeão Sporting de Braga sofreu a quarta derrota nos últimos cinco jogos na competição, ao perder por 3-1 no estádio da União de Leiria, que ocupa o quinto posto.