Entre os consulados que vão estar encerrados, o sindicalista destaca o Reino Unido que “costuma ser o ponto fraco na Europa”, e vai estar encerrado. Segundo Jorge Veludo, em Espanha só o posto de Barcelona é que não encerra. Na Suíça ainda não há certezas quando ao consulado em Sion, na Alemanha não se sabe se o posto em Estugarda fecha, Andorra vai estar fechado e em França os consulados de Lyon e Paris vão ter uma adesão de 77 por cento.
No posto de Toronto, o único no Canadá que não encerra, espera-se uma adesão de 82 por cento. Em Angola, o consulado deve ter uma adesão à greve de 70 por cento e a embaixada de 95 por cento, enquanto em Cabo Verde espera-se que a adesão seja de 88 por cento. Os consulados em Moçambique, Guiné-Bissau, Israel, Venezuela e Turquia vão ter as portas fechadas.
No Brasil, os consulados de Porto Alegre e de Recife vão ter um funcionário cada um, São Paulo deve ter uma adesão de 75 por cento e Brasília de 74 por cento, segundo a mesma fonte, acrescentando que em Tóquio, no Japão, a adesão deve ser de 89 por cento. “São indicações bastante boas”, sublinhou Jorge Veludo.
Greve geral: Maioria dos consulados na Europa encerra a 24 de Novembro
Data:
A maioria dos consulados portugueses na Europa vai estar encerrada amanhã, quarta-feira, porque os trabalhadores vão aderir à greve geral, afirmou à Agência Lusa o secretário-geral do sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE). “A greve vai ser boa, como é habitual no nosso sector, com um grau de adesão elevado que o Ministério dos Negócios Estrangeiros não contesta”, disse Jorge Veludo.