O Turismo de Portugal conquistou o prémio para o melhor pavilhão do World Travel Market, a maior feira profissional de turismo do mundo, que decorreu recentemente em Londres.
Com um espaço inédito dedicado ao programa de promoção gastronómica ‘Prove Portugal’, o pavilhão de Portugal mereceu a distinção máxima da Feira entre os 187 países e os mais de 5.000 expositores que integraram a edição deste ano do certame.
O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que marcou presença na abertura da feira, congratulou-se com a atribuição deste prémio, destacando o carácter inovador que vem sendo introduzido nos stands do Turismo de Portugal nas principais feiras internacionais do sector.
“Este prémio é também o reconhecimento do trabalho que Portugal tem feito na qualificação da sua oferta turística e onde o produto `Gastronomia e Vinhos´ constitui aposta presente e futura”, realçou Bernardo Trindade.
Com uma área total de 693 metros quadrados, o stand do Turismo de Portugal nesta Feira estava dividido em duas áreas: uma de anima-ção e outra de exposição, que contava com a presença de 49 empresas e das 7 Agências Regionais de Promoção Tu-rística.
Mas a principal atracção deste ano foi mesmo um espaço privilegiado dedicado à gastronomia portuguesa, e que teve como lema ‘The Best Fish of The World’ (o melhor peixe do mundo).
O espaço estava repleto de imagens apelativas dos pratos e produtos de excelência da gastronomia nacional. Acções de degustação e sessões específicas para profissionais e convidados, um vídeo promocional, jogos interactivos e uma brochura com os símbolos e os produtos gastronómicos de excelência foram algumas das iniciativas desenvolvidas.
O peixe foi mesmo a “estrela” nas várias apresentações do programa Prove Portugal, que assenta também em símbolos como a cataplana, o pastel de nata, o vinho do Porto, o azeite, os queijos e os próprios chefs portugueses.
Para ajudar na promoção da gastronomia nacional na cidade de Londres, o Turismo de Portugal e o coordenador do programa Prove Portugal, José Bento dos Santos, decidiram associar ao evento o chef Nuno Mendes, que está radicado em Londres e conseguiu recentemente para o seu restaurante, “Viajante”, o título “the best new restaurant in London” (melhor novo restaurante em Londres), atribuído pela edição 2011 do reputado guia “Harden’s restaurant”, e o chef Álvaro Costa, da Pousada do Freixo, no Porto, que colaborou nas acções de degustação dirigidas aos profissionais presentes na feira.
O Programa Prove Portugal, lançado pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento através do Turismo de Portugal, pretende contribuir para que a gastronomia e os vinhos portugueses venham a assumir um papel relevante no posicionamento de Portugal como destino turístico. Pretende-se, deste modo, transformar a cozinha portuguesa e a cultura que lhe está associada num produto turístico complementar ao Sol e Mar, Golfe ou Náutica de Recreio.
Com um espaço inédito dedicado ao programa de promoção gastronómica ‘Prove Portugal’, o pavilhão de Portugal mereceu a distinção máxima da Feira entre os 187 países e os mais de 5.000 expositores que integraram a edição deste ano do certame.
O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que marcou presença na abertura da feira, congratulou-se com a atribuição deste prémio, destacando o carácter inovador que vem sendo introduzido nos stands do Turismo de Portugal nas principais feiras internacionais do sector.
“Este prémio é também o reconhecimento do trabalho que Portugal tem feito na qualificação da sua oferta turística e onde o produto `Gastronomia e Vinhos´ constitui aposta presente e futura”, realçou Bernardo Trindade.
Com uma área total de 693 metros quadrados, o stand do Turismo de Portugal nesta Feira estava dividido em duas áreas: uma de anima-ção e outra de exposição, que contava com a presença de 49 empresas e das 7 Agências Regionais de Promoção Tu-rística.
Mas a principal atracção deste ano foi mesmo um espaço privilegiado dedicado à gastronomia portuguesa, e que teve como lema ‘The Best Fish of The World’ (o melhor peixe do mundo).
O espaço estava repleto de imagens apelativas dos pratos e produtos de excelência da gastronomia nacional. Acções de degustação e sessões específicas para profissionais e convidados, um vídeo promocional, jogos interactivos e uma brochura com os símbolos e os produtos gastronómicos de excelência foram algumas das iniciativas desenvolvidas.
O peixe foi mesmo a “estrela” nas várias apresentações do programa Prove Portugal, que assenta também em símbolos como a cataplana, o pastel de nata, o vinho do Porto, o azeite, os queijos e os próprios chefs portugueses.
Para ajudar na promoção da gastronomia nacional na cidade de Londres, o Turismo de Portugal e o coordenador do programa Prove Portugal, José Bento dos Santos, decidiram associar ao evento o chef Nuno Mendes, que está radicado em Londres e conseguiu recentemente para o seu restaurante, “Viajante”, o título “the best new restaurant in London” (melhor novo restaurante em Londres), atribuído pela edição 2011 do reputado guia “Harden’s restaurant”, e o chef Álvaro Costa, da Pousada do Freixo, no Porto, que colaborou nas acções de degustação dirigidas aos profissionais presentes na feira.
O Programa Prove Portugal, lançado pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento através do Turismo de Portugal, pretende contribuir para que a gastronomia e os vinhos portugueses venham a assumir um papel relevante no posicionamento de Portugal como destino turístico. Pretende-se, deste modo, transformar a cozinha portuguesa e a cultura que lhe está associada num produto turístico complementar ao Sol e Mar, Golfe ou Náutica de Recreio.