França: Federação organiza Festival da Canção Portuguesa em Pau

Data:

O teatro St. Louis, na cidade francesa de Pau (sudoeste de França), volta a colher o Festival da Canção Portuguesa dos Pirinéus Atlânticos.
Organizado pela Federação das Associações Portuguesas dos Pirinéus Atlânticos (FAAPA), a décima edição realiza-se no próximo dia 20 de Novembro e irá, à semelhança das edições anteriores, levar muitos portugueses ao teatro São Luis, para aplaudirem os 14 concorrentes “que vão homenagear a língua de Camões e a nossa cultura, noite onde todos os sons e musicas serão em português”, como destaca o presidente da Federação, Alexandre Fernandes.
“A nossa aposta maior tem sido a promoção da cultura portuguesa através de diferentes eventos que organizamos na região”, disse a O Emigrante/Mundo Português, sublinhando que o Festival será “a noite da Língua Portuguesa”.
O evento surgiu em 2000, com o objectivo maior de divulgar a língua portuguesa através da música. “Damos a conhecer os jovens apaixonados pela música portuguesa. Os concorrentes são portugueses e luso-descendentes, maioritariamente jovens”, diz Alexandre Fernandes.
O Festival é fruto do esforço dos dirigentes das diferentes associações que integram a Federação e recebe apoio unicamente da Câmara Municipal de Pau, sendo emitido pelo programa radiofónico «Saudades de Portugal». Este ano, começa por volta das 21 horas, com a actuação do cantor Gilberto Amaral, que foi o mentor do Festival. Realiza-se depois o concurso, e será o público presente a eleger o vencedor. A festa termina em grande com a actuação da cantora Romana. Os ingressos para o espectáculo estarão à venda no próprio dia 20 de Novembro, na bilheteira do teatro, a partir das 20 horas.
A Federação das Associações Portuguesas dos Pirinéus Atlânticos foi constituída em Março de 1988, fruto da “necessidade de um espaço para acolher as várias associações portuguesas, um local onde pudessem encontrar-se e realizarem as diversas manifestações que organizam ao longo do ano”, explica Alexandre Fernandes.
Além de um salão de festas, o espaço adquirido pela Federação – que recebeu o nome de Casa de Portugal em Pau – tem ainda um espaço para exposições, uma sala que acolhe a sede da União Desportiva Portuguesa de Pau e ainda uma sala de aulas, onde, de segunda a quinta, e aos sábados, cerca de 50 crianças luso-descendentes e adultos aprendem a língua portuguesa.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.