A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para a possível ocorrência de ventos fortes em Portugal continental na segunda-feira, sobretudo nas terras altas e no litoral oeste, zona onde haverá também maior agitação marítima até terça-feira.
Segundo um comunicado daquele organismo, o Instituto de Meteorologia prevê que o estado do tempo no continente seja afectado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte.
Na segunda-feira, deverá registar-se uma intensificação do vento soprando de oeste e noroeste forte, podendo as rajadas atingir os 90 quilómetros por hora no litoral oeste.
Nas terras altas, o vento deverá ser mesmo muito forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora.
Ainda para o litoral oeste, prevê-se agitação marítima de noroeste acima do Cabo da Roca, com ondas até cinco metros na segunda-feira e até sete metros na terça-feira.
A norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela deverá ocorrer "chuva pontualmente forte acompanhada por trovoada", com neve acima dos 1200 metros de altitude durante a madrugada de segunda-feira ou acima dos 1400 metros durante o dia.
Face a estas previsões meteorológicas, a Protecção Civil aconselha a tomada de cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, desde a pesca desportiva ao estacionamento de veículos na orla marítima, e à fixação adequada de estruturas soltas ou suspensas, como andaimes.
Os condutores devem ter especial atenção ao circular em piso escorregadio, à eventual formação de lençóis de água e ao possível arrastamento de materiais sólidos para a via.
Protecção Civil alerta para possível ocorrência de ventos fortes e agitação marítima no continente
Data: