Argentina: Comunidade inaugurou a Praça Portugal em Olavarria

Data:

A comunidade portuguesa na Argentina, conta desde o passado dia 24 de Outubro, com uma praça que leva o nome do país de seus antepassados. O embaixador de Portugal na Argentina, Joaquim Ferreira Marques, acompanhou a cerimónia durante a qual foi entronizada a imagem da Virgem de Fátima, levada especialmente do Santuário da Cova da Iria.
Coube à Sociedade Portuguesa de Olavarría, fundada há 44 anos, conduzir a cerimónia de inauguração da Praça que leva o nome de Portugal. Alicia de Oliveira, presidente da associação lembrou que “em 2008, quando o embaixador de Portugal na Argentina nos visitou, ao ver que na nossa cidade não havia nenhum lugar ou rua que tivesse o nome do país de nossos antepassados, sugeriu ao presidente da Câmara a possibilidade de se criar uma Praça Portugal”.
Foi assim que o autarca José Eseverri, avançou com o projecto de utilizar o terreno localizado em Amparo Castro e Balcarce, para a construção da Praça Portugal. “Na Sociedade Portuguesa sugerimos o local porque aquele bairro tem um número significativo de moradores pertencentes à comunidade portuguesa”, lembrou a presidente.
Durante quatro meses os membros do comité executivo da Sociedade trabalharam à máxima velocidade, a eles juntaram-se empresas e pessoas que ajudaram a realizar o trabalho necessário para que o local pudesse ser inaugurado, como previsto. Na Praça, os portugueses ergueram uma capela onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Fátima “que nos trouxe o embaixador de Portugal, quando cá veio em 2008”, recordou Alicia.
A ideia de se colocar bancos e mesas naquele espaço verde foi para que “as pessoas ali pudessem passar tempo ao ar livre e também para orar à Virgem”, disse Paola Casamayou, vice-presidente da Sociedade. Querem também instituir que, no dia 13 de cada mês, nos juntemos na praça para rezar o terço em honra de N. Sra de Fátima e ver a possibilidade de, a partir do próximo ano, organizar a cada 13 de Maio, uma procissão que termina com uma bênção e o terço.
De acordo com um levantamento sobre os portugueses e descendentes, realizado há dois anos, Olavarria tem cerca de 60 famílias, um número significativo de pessoas da comunidade portuguesa. “Portanto”, disse a presidente da organização, “esperamos que este seja um começo para nos unirmos e continuarmos a participar de outras actividades. Por isso convidamos todos a apresentarem ideias para que juntos posamos fortalecer a nossa ligação”.
Para comemorar o evento, a comunidade da cidade de Olavarria, reuniu-se num almoço na sede da Sociedade, na Rua 25 de Maio, onde esteve presente o embaixador Ferreira Marques, juntamente com várias autoridades de diversas instituições portuguesas no país. Ferreira Marques disse ser “com grande prazer” que assistia “à inauguração da Praça Portugal, que surgiu de um desafio que eu coloquei ao prefeito em 2008, durante minha primeira visita”. “Naquela altura disse-lhe que tinha percorrido a cidade e constatado que havia ruas e praças com nomes de outros países, mas não de Portugal. Felizmente, o prefeito aceitou este desafio e nós queremos contribuir com uma «presença» muito importante de Portugal: trazer a esta cidade, onde a comunidade portuguesa contribuiu para sua grandeza, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que em Portugal é quase o seu patrono. Assim, com esta imagem queremos também contribuir também para os olavarrienses estejam sob sua protecção”, disse o embaixador.
Após o almoço, que contou também com a presença do autarca José Eseverri, foi ralizada uma procissão até à capela construída na Praça Portugal, onde foi colocada a imagem da Sra de Fátima, abençoada pelo Padre Rafael, da Paróquia San Vicente de Paul.
Após a cerimónia foi feita a apresentação das autoridades presentes, destacando o concelheiro das Comunidades Portuguesas, Antonio Canas; o secretário geral da Comissão Pastoral da Portuguesa, Martin D’Oliveira (que fez a entrega de uma placa alusiva à Sociedade Portuguesa, enviada pelos membros da Comissão Pastoral); o presidente do Sporting Clube Português de Gonzalez Catan, Francisco dos Santos, entre outros. Houve ainda a apresentação do rancho folclórico «Saudades de Portugal», liderado por. Gaston Becerra, que se deslocou da cidade de Berisso, localizada a mais de 400 quilómetros, para oferecer um espectáculo de danças tradicionais.
Martin Fabian D’Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.