Açores: Ex-emigrantes criam associação

Data:

Emigrantes regressados, que pretendem voltar ou que frequentemente visitam o arquipélago dos Açores formalizaram a constituição de uma nova instituição destinada a “facilitar” as relações entre as ilhas e a diáspora açoriana.
Com sede na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, a Associação de Emigrantes dos Açores (AEA) pretende reunir “açorianos regressados à casa-mãe, uns para aplicar o que aprenderam na diáspora, capitais e conhecimentos” e outros para “descansar” do tempo em que estiveram emigrados ou por repatriamento, explicou à agência Lusa o presidente da nova organização.
Segundo Mário Moura, a criação da AEA – Associação de Emigrantes dos Açores, que vai funcionar no Museu da Emigração Açoriana daquela cidade de Ribeira Grande, tem em vista garantir apoio aos que regressam às ilhas, àqueles de emigram, e que hoje em dia são cada vez mais e aos cidadãos estrangeiros que se fixam na região.
“Vamos usar uma experiência resultante da condição e emigrados e regressados” no desempenho dessa tarefa, acrescentou, anunciando também o propósito da associação de promoção de iniciativas da carácter sócio-cultural e desportivo, nomeadamente festejos característicos dos país de emigração açoriana tradicional como os Estados Unidos e Canadá.
Mário Moura garantiu também que a Associação de Emigrantes dos Açores pretende reunir açorianos de todas as ilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.