O líder FC Porto repôs para sete pontos de avanço sobre o Benfica, agora isolado no segundo lugar da Liga, ao golear em casa a União de Leiria (5-1), com novo recital de Hulk. O avançado brasileiro, líder destacado dos marcadores (igualou os oito golos de 2008/2009, o seu máximo, então em 25 jogos), decidiu o jogo bem cedo, com tentos aos 14 e 19 minutos, assistido por Ruben Micael e Falcao.
Silvestre Varela (37 minutos) e o colombiano Falcao (50 e 75) apontaram os outros tentos do "onze" comandado por André Villas-Boas, passando ambos a contar quatro na prova, enquanto o brasileiro Carlão apontou o golo de honra dos forasteiros, de grande penalidade (73).
Depois do empate em Guimarães (1-1), o FC Porto, que conta o melhor ataque e a melhor defesa, somou, assim, o sétimo triunfo em oito jogos (14.º em 15 jogos oficiais), passando a contar 22 pontos, contra 15 do Benfica.
Os "encarnados" isolaram-se domingo no segundo posto, ao somarem o quarto triunfo consecutivo, todos sem golos sofridos, graças a uma vitória por 1-0 sobre o Portimonense, no Estádio Algarve.
Um cabeceamento certeiro do espanhol Javi Garcia, aos 49 minutos, após um livre de Carlos Martins, escreveu a única vitória fora da ronda e permitiu aos "encarnados" deixarem para trás o Vitória de Guimarães e o Olhanense.
Os minhotos perderam 2-1 em Setúbal, onde o Vitória local marcou dois golos madrugadores, por Hugo Leal e Anderson do Ó, mas teve de sofrer, valendo, de novo, o guarda-redes Diego, que salvou sobre o fim o "bis" de Edgar.
Por seu lado, o conjunto de Olhão caiu, naturalmente, por 3-1 no reduto do Sporting de Braga: os algarvios chegaram ao intervalo a vencer, com um tento de Maurício, mas um golo de Mossoró e dois de Lima deram o triunfo aos anfitriões.
A formação comandada por Domingos Paciência ascendeu ao quarto lugar, em igualdade pontual (14) com a Académica, terceira, que venceu por 2-1 na recepção ao Nacional, graças a tentos de Miguel Fidalgo e Berger, nos primeiros 16 minutos.
Quem também subiu na tabela foi o Sporting, que regressou aos triunfos com grande sofrimento, ao bater em casa o "lanterna vermelha" Rio Ave por 1-0, com um golo do lateral direito Abel, já aos 89 minutos.
Os "leões", agora sétimos, juntaram-se a Vitória de Guimarães (quinto), Olhanense (sexto) e Vitória de Setúbal (oitavo).
Por seu lado, os vila-condenses passaram a ser a única equipa sem triunfos, já que o Marítimo logrou o primeiro, ao receber e bater a Naval 1.º de Maio por 1-0, com um golo de Roberge, aos 70 minutos.
No outro jogo da ronda, o Paços de Ferreira e o Beira-Mar confirmaram-se com os "reis" dos empates, ao "anularem-se" na Mata Real (1-1), sendo que os aveirenses foram, juntamente com o Benfica, os únicos a pontuar fora.