Estados Unidos: Baixa popularidade dos democratas afecta candidatos luso-americanos

Data:

Os candidatos luso-americanos às eleições de 2 de Novembro nos Estados Unidos, pelo partido democrata,
enfrentam um clima eleitoral adverso, que as sondagens mostram ser mais favorável aos republicanos.

Dennis Cardoza (Merced), e Jim Costa (Fresno), os dois democratas luso-descendentes da Califórnia, surgem à frente nas últimas sondagens e são favoritos à reeleição. Mas a onda antidemocrata que varre o país, consequência da crise económica, da alta taxa de desemprego e da entrada em cena do Tea Party, veio complicar as contas.
Por outro lado, Devin Nunes (Republicano de Visalia, Califórnia) concorre sem oposição num distrito tradicionalmente republicano onde ganhou as últimas três eleições com 73 por cento, 66 por cento e 68 por cento dos votos.
A meio do mandato do presidente Barack Obama, o partido Republicano precisa de ganhar 39 lugares aos democratas para passar a controlar a Câmara dos Representantes.
Ao jornal local «Merced Sunstar», Dennis Cardoza reconheceu recentemente que o seu partido “tem pessoas de que alguns eleitores não gostam”, numa zona da Califórnia dominada pela agricultura e os seus problemas, sobretudo a falta de água, um tema sempre presente nas campanhas eleitorais.
Já para o Senado federal, o republicano Pat Toomey, também com raízes portuguesas, disputa com Joe Sestak o assento do estado da Pensilvânia nesta câmara, e tem grandes possibilidades de ser eleito, sobretudo depois de Sestak ter recusado, na semana passada, um debate televisivo para integrar uma campanha de angariação de fundos ao lado de Jim Kerry e da sua mulher (também de ascendência portuguesa), Teresa Heinz.

Michael Rodrigues em Massachusetts

Nas eleições estaduais, o destaque vai para Massachusetts e para a corrida de Michael Rodrigues ao Senado, onde disputa o lugar do 1º distrito eleitoral de Bristol e Plymouth. Se as previsões se confirmarem, Rodrigues, congressista estadual eleito pelo partido Democrata no distrito de Westport em 1996, pode assim juntar-se a Marc Rodrigues, o outro luso-descendente com assento no Senado de Massachusetts desde 1992.
No congresso estadual, a reeleição de Tony Cabral, Kevin Aguiar, John Fernandes e Stephen Canessa é mais ou menos pacífica, mas a eleição do jovem republicano Ivo Almeida (que concorre pela primeira vez pelo 11º distrito eleitoral de Bristol, tradicionalmente democrata) é pouco provável, segundo as sondagens.
Ainda na Califórnia, o republicano Jim Silva concorre também à reeleição para o Congresso estadual, em representação do 67º distrito, tradicionalmente republicano, e na Pensilvânia Lisa M. Boscola, democrata, procura a reeleição para o senado estadual.
Em Nova Jérsia, o democrata Alberto Coutinho, com assento na Assembleia estadual, não vai a votos nestas eleições (só em 2011), mas por todo o estado não faltam luso-descendentes a disputarem eleições locais.
Em Harrison, a independente Maria McCormick, até aqui vereadora municipal, disputa o cargo de “mayor” (presidente de câmara) ao veterano Raymond J. McDonough, que concorre para um quinto mandato nas listas do partido Democrata.
Ainda nas eleições municipais, Maria Coira disputa um lugar de vereadora em Oakland, Suzette Cavadas em Union, José Silva em East Newark e Manny Grova a reeleição em Elizabeth.
No estado de Nova Iorque, o actual mayor de Mineola, cidade onde reside uma grande comunidade portuguesa, Jack Martins disputa desta vez um lugar no senado estadual, depois de ter falhado, em 2008, a eleição para o Congresso federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.