França: Associação de luso-descendentes apela ao recenseamento e ao voto para as presidenciais

Data:

A associação luso-francesa Cap Magellan lançou no dia 1 de Outubro uma campanha de apelo ao recenseamento e ao voto junto dos portugueses residentes em França com vista às eleições presidenciais portuguesas, que deverão ser marcadas para Janeiro.
Num comunicado à imprensa, os responsáveis pela organização referem que a campanha tem como objectivos informar os portugueses sobre as eleições presidenciais de 2011 e mobilizá-los no sentido de se recensearem para poderem votar, o que só poderão fazer até 60 dias antes da data das eleições.
“O objectivo é fazer com que os portugueses em França compreendam que a sua escolha também conta para as eleições presidenciais em Portugal, e que se eles querem escolher o presidente da República Portuguesa, devem recensear-se no consulado da sua área residência”, lê-se no comunicado. “Todos os portugueses residentes em França com mais de 18 anos e inscritos no recenseamento eleitoral, podem e devem votar nas as eleições presidenciais”, acrescenta.
Em declarações à Lusa, Luciana Gouveia, da Cap Magellan, explicou que a campanha decorre em duas fases distintas: apelo ao recenseamento e sensibilização para o voto. “A primeira é a fase de apelo ao recenseamento”, referiu, acrescentando que “uma vez que a data das eleições ainda não foi marcada, mas calcula-se que seja em Janeiro, o recenseamento tem que ocorrer em Outubro, inícios de Novembro”.
A campanha incluirá colagem de cartazes, distribuição de panfletos e divulgação de spots de rádio. “Quando houver data para as eleições vamos apelar ao voto. É uma campanha que se inicia agora e terminará no dia da eleição”, revelou ainda.
Esta é a segunda campanha de sensibilização cívica para as eleições em Portugal promovida pela Cap Magellan, que em 2009 já realizou uma acção semelhante para as legislativas.
Sem números que permitam traçar a evolução do recenseamento eleitoral entre luso descendentes nos últimos anos, Luciana Gouveia sublinha a receptividade dos jovens à ideia de se recensearem.
“Há uma consciencialização cívica e um interesse que se nota. Nesta campanha esperamos a mesma receptividade, ou ainda maior, nomeadamente porque a situação em Portugal está de facto complicada e é importante votar”, sublinhou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.