Estados Unidos: 14ª Gala de Prémios da Palcus destaca o talento luso-americano

Data:

A Gala Anual dos Prémios de Liderança da PALCUS foi criada à 14 anos pela organização, para divulgar o talento português e luso-americano através da entrega de prémios em categorias distintas, a pessoas que se destacaram nas suas áreas de actuação. A Gala de 2010 vai ter lugar em Massachusetts, estado onde há uma grande comunidade portuguesa, e realiza-se a 23 de Outubro na Universidade de Massachusetts – Dartmouth. “Aquela universidade reúne os Arquivos Ferreira Mendes, os maiores arquivos portugueses da Nova Inglaterra, e tem feito um enorme investimento em programas relacionados com a língua portuguesa, desde o ensino, à literatura e à publicação de livros”, sublinha Fernando Rosa.
A semana da 14ª Gala da PALCUS começa oficialmente no dia 21 de Outubro, com o acolhimento das pessoas e a realização de um primeiro convívio – uma «ronda» pelos restaurantes portugueses de Fall River, um evento organizado pela autarquia da cidade. A recepção oficial aos participantes, assim como uma homenagem a fundadores da organização, decorrem a 22 de Outubro no Museu Baleeiro de New Bedford, que a 10 de Setembro inaugurou uma galeria dedicada aos baleeiros açorianos. No dia seguinte terá lugar a cerimónia da Gala Anual, com a participação de cerca de 300 pessoas e este ano presidida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, que será também uma das individualidades galardoadas este ano. O ex-senador Marc Pacheco será o presidente honorário da Gala deste ano enquanto as funções de mestre-de-cerimónias vão ser conduzidas por Ricardo Farias. A comissão organizadora da Gala deste ano é integrada por Alda Petitti, ex-presidente da organização, Odete Amarelo, Onésimo Almeida e Marie Fraley.
Este ano, a PALCUS vai atribuir oito prémios, entregues a portugueses e luso-descendentes. O galardão «Life Time» vai ser atribuído a Rui Machete, ex-presidente da FLAD e presidente do Conselho Nacional do PSD. O Prémio Internacional vai ser entregue a Carlos César, “pelos esforços desenvolvidos no sentido de aproximar os Açores às comunidades açorianas no mundo”, explica o presidente da PALCUS. Ao actor Joaquim de Almeida vai ser atribuído o prémio Cinematografia, enquanto Peter Sousa, fotografo oficial da Casa Branca será galardoado com o prémio Fotografia e Artes. M. Teresa Paiva Weed, a primeira luso-descendente a presidir o Senado de Rhode Island, receberá o prémio de Serviço Público, e as irmãs Ferreira Mendes serão galardoadas com o prémio Filantropia. A Manuel Canito, maestro que há 40 anos se dedica à Banda N. Srª da Luz, em New Bedford, vai ser entregue o prémio das Comunidades e Katie Stevens, de 18 anos, receberá o prémio Promessa. Descendente de portugueses, por linha materna, Katie Stevens participou no American Idol e cresceu no seio da comunidade portuguesa de Connecticut.
“Estes são os prémios de liderança na promoção do sucesso português nos Estados Unidos, é importante para a PALCUS fazer a promoção daquelas pessoas que ao longo dos anos têm obtido sucesso nas mais diversas áreas, porque ao obterem sucesso, dão visibilidade à comunidade portuguesa no país”, destaca Fernando Gonçalves Rosa.

Fundado em 1991, a PALCUS actua junto dos órgãos políticos americanos, em assuntos de interesse para as comunidades luso-americanas.

Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.