Cientista português vence concurso internacional

Data:

Abílio do Nascimento Sobral, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) venceu o concurso de ideias mundial promovido pela organização americana Innocentive, a maior Agência de Inovação Mundial orientada para a resolução de problemas tecnológicos e humanitários.
A solução, eleita a melhor a nível mundial para um problema tecnológico, foi contemplada com um Innocentive Award, no valor de 20 mil dólares, ao vencer o concurso de ideias lançado a mais de 70 mil cientistas de todo mundo. O projecto do cientista português é uma solução inovadora para gerar um composto orgânico de alto desempenho “inteligente”, capaz de, mediante a temperatura, remover resíduos (nomeadamente metais pesados) completamente diferentes. Por exemplo, a uma temperatura de 25º o detergente remove um metal e a uma temperatura de 80º remove outro completamente distinto. Assim, uma mesma molécula resolve vários problemas”, explica Abílio Sobral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.