A Casa de Portugal em São Paulo, uma das mais tradicionais instituições associativas portuguesas no Brasil, celebrou ontem 75 anos de fundação.
“Trata-se de uma data muito importante e especial para todos nós da comunidade portuguesa, motivo de alegria e de muito orgulho”, disse à Lusa o presidente da instituição, Júlio Rodrigues.
Desde a sua fundação, a Casa de Portugal em São Paulo já recebeu cinco presidentes portugueses, nomeadamente Craveiro Lopes, Américo Thomaz, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. A instituição já recebeu igualmente Cavaco Silva, António Guterres e Durão Barroso, quando ocupavam o cargo de primeiro-ministro de Portugal.
Desde que assumiu a direcção da Casa de Portugal, Júlio Rodrigues tem dado destaque para realizações culturais, como a criação de um novo espaço para a biblioteca e a recolha de peças para o futuro Museu da Memória Portuguesa.
No âmbito das comemorações, a Casa de Portugal inaugurou ontem a exposição «Duas Leituras», alusiva a Fernando Pessoa e que celebra ainda os 75 anos da morte do poeta português. A exposição está aberta ao público das 10 às 17 horas, até ao dia 22 de Outubro.