O treinador Paulo Bento mostrou-se convicto no apuramento da selecção portuguesa de futebol para a fase final do Europeu de 2012, na apresentação como novo seleccionador nacional, mesmo reconhecendo que a situação está "difícil".
"Não fazia sentido vir se o objectivo não fosse o apuramento para o Europeu de 2012, pois, desde 1996, Portugal apenas falhou o Mundial de 1998. Esse é o grande objectivo, qualificar Portugal para o Euro2012", frisou Paulo Bento.
Segundo o sucessor de Carlos Queiroz, a situação "é difícil", pois "um ponto em dois jogos (4-4 com o Chipre e 0-1 na Noruega) não é bom", mas "é possível inverter a situação, pois não estão esgotadas todas as possibilidades, e há qualidade e talento para o fazer".
"Temos de pensar no nós e não no eu", disse ainda Paulo Bento, acrescentando: "Quem vier tem de se preocupar exclusivamente com questões colectivas".
O ex-técnico do Sporting frisou não ter "qualquer tipo de fragilidade" pelo facto de o presidente da FPF, Gilberto Madaíl, ter tentado contratar José Mourinho, lembrando que o treinador do Real Madrid "é um dos melhores, se não o melhor treinador do Mundo".
"É um orgulho ser opção a seguir a um dos melhores do Mundo", frisou Paulo Bento, negando que alegados problemas anteriores com jogadores possam interferir nas suas novas funções e deixando elogios a Varela e Carlos Martins.
De acordo com o novo seleccionador luso, os interesses do país estão "muito acima" dos seus.
Quanto ao próximo jogo, com a Dinamarca, a 8 de Outubro, Paulo Bento disse desejar muito que o Estádio do Dragão encha, mas afirmou não o poder solicitar: "Não temos o direito de pedir isso aos portugueses. Primeiro temos de dar alguma coisa".
Paulo Bento, de 41 anos, estava no desemprego, depois de se ter demitido do Sporting no início da época passada, após cerca de quatro anos ao comando da equipa principal dos "leões", que levou à conquista de duas Taças de Portugal e duas Supertaças.
O novo seleccionador luso também conta no currículo quatro segundos lugares no "nacional" (2005/2006 a 2008/2009) e um título nacional de juniores, na sua época de estreia como treinador (2004/2005).
Como jogador, o ex-médio passou por Futebol Benfica, Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Benfica, Oviedo e Sporting, clube pelo qual foi campeão (2001/2002), antes de dizer adeus à carreira (2003/2004).
Paulo Bento foi internacional "AA" em 35 ocasiões (nenhum golo) e disputou as fases finais do Euro2000 e do Mundial2002.