Astrónomo português galardoado na Arménia

Data:

O astrónomo Nuno Cardoso Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e professor no departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto recebeu no dia 17 deste mês, na Arménia, o prémio internacional Viktor Ambartsumian. Partilhado com Michel Mayor, do Observatório de Genebra, e Garik Israelian, do Instituto de Astrofísica das Canárias, o galardão foi atribuído pelo trabalho no estudo das estrelas que têm planetas em órbita, e que fornecem indícios essenciais para a compreensão dos processos de formação planetária.
O galardão é considerado o mais importante na astrofísica depois do Prémio Nobel e foi igualmente atribuído a outros dois cientistas. Entregue a cada dois anos, o prémio distingue investigadores de qualquer país, pelos seus excepcionais contributos para a ciência. Este ano, concorreram 14 investigadores ou equipas, e o prémio foi atribuído ao trio de cientistas liderado pelo professor Michel Mayor, que em 1995 co-descobriu o primeiro exoplaneta à volta de uma estrela do tipo solar (51 Pegasi).
Nuno Santos é autor de 128 artigos científicos publicados, com mais de 5200 citações. Ao receber a notícia do prémio, considerou-se “obviamente muito feliz”. “Espero sobretudo que este reconhecimento possa, de alguma forma, ajudar a astronomia nacional a fazer cada vez mais e melhor”, afirmou, citado pelo CAUP.
O prémio Viktor Ambartsumian atribuiu cerca de 385 mil euros, a ser distribuído pelos três investigadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.