O distrito de Faro encontra-se hoje sob risco máximo de incêndio, enquanto que vários locais do norte e centro interior estão com aviso muito elevado, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
O aviso de risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, está activo para os concelhos algarvios de Monchique e São Brás de Alportel. Por outro lado, os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre estão com o aviso “Muito Elevado”.
De acordo com a informação disponibilizada no “site” da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) foram registados ontem 18 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 236 bombeiros, apoiados por 54 veículos e recurso a cerca de uma dezena de missões aéreas.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo”, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais está na «Fase Charlie», considerada a de maior risco de incêndios, entre 01 de Julho e 30 de Setembro.
O IM prevê para hoje uma subida da temperatura máxima, com o Porto a registar 24 graus Celsius, 25º em Ponta Delgada, 28º em Lisboa e Funchal e 32º em Faro.