De Viana do Castelo a Borda: Todo o sol do Alentejo

Data:

A VOLTA A PORTUGAL desta semana segue rumo ao Alentejo. Hoje visitamos as localidades de Viana do Alentejo, onde compramos um par de chocalhos, depois seguimos até ao Redondo, beber um belo vinho e provar o mel, antes de darmos um salto a Vila Viçosa, para uma sopa de cação, e de pararmos em Borba, a visitar os monumentos em mármore.

Na edição desta semana rumamos ao interior do Alentejo, a visitar localidades com muita história e ricas em tradições.

VIANA DO ALENTEJO

Vila bem alentejana, sede de concelho, situada entre Évora e Beja, Viana do Alentejo desempenhou sempre um papel defensivo estratégico, com um curioso nome inicial, a denunciar a vizinhança geográfica: “Viana a par d’Alvito”.
Rodeada por belas paisagens, Viana do Alentejo é também única pela riqueza, beleza e diversidade do seu património, que quase parece ser um mostruário de épocas e estilos, como atestam o Castelo e a bonita Igreja Matriz, ou as Ermidas de São Sebastião e de São Vicente.
Célebre é também o artesanato da região, com a famosa olaria e os tradicionais chocalhos, existindo mesmo percursos e cursos de olaria ao dispor de todos os visitantes e um interessante Museu dos Chocalhos em Alcáçovas.
A Romaria a Cavalo, tradição que esteve interrompida durante mais de 70 anos, é uma importante celebração local. Realiza-se no quarto fim-de-semana de Abril e consiste numa peregrinação que percorre cerca de 120 quilómetros por uma antiga canada real.
A Feira d’Aires, na qual se associam a festa religiosa, exposições, espectáculos de palco e provas desportivas, é outra festa importante, e tem lugar no quarto fim-de-semana de Setembro , atraindo milhares de visitantes.

REDONDO

Redondo é uma bonita vila alentejana, muito afamada pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas ou o Pelourinho da vila.
A combinação de férteis solos de granito e xisto possibilitam a produção de um dos maiores bens da região: o vinho. Esta é umas das regiões de Denominação de Origem Controlada do país.
A tradição em Redondo ainda é o que era, produzindo-se ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
Estes dois importantes tipos de produção típica do Redondo estão patentes nos dois Museus a eles dedicados: o Museu do Vinho e o Museu do Barro.
O artesanato utilitário e decorativo, a gastronomia, o vinho, o azeite, o cante e tantas outras são marcas distintivas de uma identidade cultural sólida, num concelho decorado a papel e no qual pontuam antas, torreões, igrejas e uma paisagem extraordinária.
O mel, produzido nas pastagens naturais das serras e planaltos alentejanos, é altamente apreciado e outra marca local reconhecida. O mel produzido em Redondo é um mel de cor clara, variável desde o amarelo transparente até ao ambarino, cuja tonalidade é característica da região.

VILA VIÇOSA

Vila Viçosa tem uma rica história e um património invejável, sendo mesmo conhecida por “princesa do Alentejo”.
Localizada numa das regiões mais férteis do sul de Portugal, Vila Viçosa apresenta inúmeros monumentos de grande interesse, destacando-se o Castelo do século XIII ou o renascentista Convento das Chagas, bem como as muitas casas apalaçadas decoradas com o tradicional mármore.
A oferta museológica é também variada, com destaque para o Museu do Mármore, o dos Coches, o de Arqueologia e o de Arte Sacra, não esquecendo o Museu da Caça, que tanto se adequa a estas paragens, com a sua Tapada Real, o antigo couto de caça dos duques com um perímetro de 18 quilómetros de grande beleza.
Entre as várias personalidades naturais de Vila Viçosa destaca-se a poetisa Florbela Espanca, precursora do movimento feminista em Portugal e autora de fabulosas obras de arte, conseguindo levar a glória da Vila mais além.
A  gastronomia local oferece, entre outras iguarias, a tradicional sopa de cação, a sopa de tomate e as migas à alentejana. A acompanhá-las sugerimos um bom vinho alentejano.

BORBA

Borba é conhecida pela qualidade de produção de dois importantes artigos: vinhos e mármores.
Diversas casas senhoriais e apalaçadas demonstram a importância económica da vila desde há séculos, como o Palácio Silveira Meneses, a Casa nobre dos Morgados Cardosos ou o Palácio da Família Alvarez.
O vinho de Borba é dos mais afamados no país, já com reputação internacional, bem encorpado, com boa cor e de forte paladar, podendo ser devidamente apreciado na Festa do Vinho e da Vinha que se realiza anualmente na primeira quinzena de Novembro, atraindo grande número de visitantes à vila.
Borba é também a vila do mármore branco, material abundante na região e amplamente utilizado para todo o tipo de construções.
Assim, é natural que o monumento civil mais notável da vila seja a imponente Fonte das Bicas, construída em 1781 em mármore branco e consagrada a à rainha D. Maria I e ao rei D. Pedro III, cujos bustos ostenta entre outras figuras esculpidas.
Igualmente em mármore branco, o Cruzeiro seiscentista ergue-se no centro de Borba, cujo património arquitectónico e religioso oferece outros locais de interesse, como o Castelo medieval, fundado em 1302, ou as capelas das Estações da Via Sacra espalhadas pela vila, além de diversas casas nobres e elegantes palacetes.
A pouca distância de Borba, vale a pena visitar a pitoresca aldeia de Barro Branco, que exibe a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, do século XVII, com curioso telhado em forma de pagode.
O artesanato de Borba oferece, como não podia deixar de ser, objectos em mármore, mas há também peças e mobiliário em madeira e ferro forjado e louça de barro.
Na gastronomia, predominam os sabores do Alentejo, a par de requintados doces conventuais e, claro, dos famosos vinhos de óptima qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.