A selecção portuguesa de futebol de sub-21 viu diluir definitivamente as esperanças de apuramento para o Europeu da categoria de 2011, ao perder na recepção à Inglaterra por 1-0.
Em encontro disputado no estádio Cidade de Barcelos, aos ingleses bastou um tento de Danny Welbeck, aos 32 minutos, para se manterem na corrida ao Europeu, enquanto a equipa lusa fica definitivamente arredada, cumprindo apenas calendário na última jornada.
Ao futebol mais técnico e rendilhado da selecção portuguesa responderam os ingleses com o seu habitual futebol mais directo e objectivo.
Os remates de Pereirinha, aos 14 minutos, Ukra, aos 23, e David Simão, aos 42, foram a alternativa à inoperância de Bebé, que, para além de muito vigiado pelos defensores adversários, esteve demasiado desapoiado durante toda a primeira parte.
Os ingleses conseguiram controlar as investidas dos portugueses e criaram situações de perigo nas acções de contra-ataque, nomeadamente pelo lado direito, onde Tom Cleverley foi protagonista de diversas investidas.
Depois de um aviso anterior, a Inglaterra adiantou-se aos 32 minutos através de Welbeck, na sequência de uma perfeita jogada de contra-ataque.
Portugal ainda tentou contrariar a vantagem contrária e pressionou mais na etapa complementar, mas, com o decorrer dos minutos, a descrença foi-se acentuando, tendo os ingleses acabado por desperdiçar as melhores oportunidades nos instantes finais, beneficiando do adiantamento dos jogadores lusos.
Portugal de fora do Europeu sub-21
Data:
A equipa nacional entrava para esta penúltima jornada da fase de apuramento para o Europeu da categoria a precisar de vencer os ingleses para ainda manter viva a esperança de qualificação. O jogo correu mal, Portugal perdeu e não vai ao Europeu.