Portugal-Chipre: Em piloto automático até ao «acidente»

Data:

Questionado sobre a importância da ausência do seleccionado nacional Carlos Queiróz, suspenso de funções, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, afirmou que a equipa jogava em “piloto automático”. Este comentário acabou por, como se costuma dizer, lhe sair pela culatra, depois de Portugal realizar um jogo sofrível e empatar a quatro bolas com Chipre na primeira jornada de qualificação para o Euro’2012.

A selecção portuguesa de futebol deu sequência ao desnorte reinante no seio da Federação e jogou em Guimarães sem ideias e desorganizada, empatando 4-4 com o Chipre, no início da fase de qualificação para o Euro’2012.
Até então com um saldo de 23 golos marcados e 2 sofridos ante o Chi-pre (oito vitórias em oito jogos), Portugal esteve a perder por duas vezes, nunca conseguiu mostrar qualquer sinal de união e apresentou, tão somente, jogadas individuais, isto depois de uma campanha pouco entusiasmante no Mundial da África do Sul.
O golo cipriota no final da partida, com um 4-3 favorável, diz quase tudo sobre o que se passa no futebol português.
No início de uma caminhada que procura a quinta presença consecutiva em Europeus, Portugal foi quase sempre uma equipa ausente, tal como ausentes estiveram o seleccionador Carlos Queiroz, suspenso (assistiu da bancada), Cristiano Ronaldo, lesiona-do, e o presidente da Federação, Gilberto Madaíl, este alegando motivos de doença.
Com Quaresma e Manuel Fernandes de regresso ao “onze” dois anos depois, e com Agostinho Oliveira no papel de seleccionador principal, a  equipa lusa soube, contudo, lutar pela conquista dos três pontos, ainda que, quase sempre, da pior forma possível: fogachos de um ou outro.
Os vários erros ofensivos no final, o desastre defensivo e escolhas que levantam muitas dúvidas, foram as causas de um empate comprometedor, ante a 63ª selecção do “ranking” mundial da FIFA.
Aos três minutos de jogo, o D. Afonso Henriques, com apenas 9.100 espectadores, viu o Chipre marcar em contra-ataque, por Aloneftis, e aplaudiu pela primeira vez aos oito no cabeceamento eficaz de Hugo Almeida, a dar a melhor resposta a um cruzamento de Nani.
Muito defensiva, mas a saber jogar em contra ataque, a selecção cipriota voltou a marcar aos 11 minutos, com Constantinou a aproveitar erro tremendo de Raul Meireles, e, depois de driblar Eduardo, caminhar tranquilamente para o golo.
Nervosos, os jogadores portugueses recuperaram da desvantagem com um fantástico golo de Raul Meireles, aos 29 minutos, num remate de pé esquerdo, mas apenas na segunda parte deram a volta e estiveram a vencer, deixando-se depois cair em mais um erro infantil e digno de uma equipa de escalões inferiores.
Com um meio campo desorganizado, foi, ainda assim, esta zona do terreno a dar o empate, com Danny, aos 50 minutos, a colocar Portugal a vencer por 3-2, sete minutos antes de Okkas voltar a empatar.
Manuel Fernandes, com um remate extraordinário de fora da área, em zona frontal, deu finalmente nova possibilidade a Portugal para vencer, colocando o resultado em 4-3, mas Avraam, aos 89 minutos, empatou e sentenciou a partida.
As alterações impostas, sobretudo as entradas de Liedson e de João Moutinho para os lugares de Danny e Manuel Fernandes, colocaram Portugal mais perto do golo nos instantes finais, e houve até tempo para Hugo Almeida falhar escandalosamente, após assistência de Quaresma, que realizou boa exibição, e para o “levezinho” atirar ao poste, lances já na recta final do encontro e antes do golo de Avraam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.