Conselho de Ministros aprovou nova proposta de lei para carta de caçador

Data:

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que cria um procedimento único de formação e exame para a obtenção simultânea da carta de caçador e da licença de uso e porte de arma de caça.

Esta proposta de lei, a apresentar à Assembleia da República, segundo o comunicado do Conselho de Ministros, destina-se, “essencialmente, a permitir a obtenção simultânea da carta de caçador e da licença de uso e porte de arma para o exercício da caça”.
Esta era uma das reivindicações das organizações do sector que, aquando da abertura do calendário venatório, a 22 de Agosto, se queixaram da “burocracia” e dos “custos” destes processos, que levavam à desistência de muitos caçadores.
Na altura, Paula Simões, da FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça, salientou à Agência Lusa a necessidade de ser adoptado um “exame único” para a carta de caçador e licença de uso e porte de arma, feito “no mesmo dia” e com “custos mais reduzidos”. Actualmente, a obtenção daquelas duas licenças é feita em separado e, para se aceder à actividade de caça, a lei exige a entrega de mais de uma dezena de documentos diferentes.
A medida aprovada pelo Governo tem como objetivo, precisamente, a criação de “um procedimento único de formação e de exame” para a “obtenção simultânea” da carta de caçador e da licença de uso e porte de arma para o exercício da actividade venatória.
A proposta de lei, refere o Conselho de Ministros, “procede à 3.ª alteração à Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro, que aprova o novo regime jurídico das armas e suas munições”, a chamada Lei das Armas. “As alterações propostas promovem uma melhor preparação dos candidatos para uma prática segura da caça, com respeito pela sustentabilidade dos recursos cinegéticos”, justifica o comunicado do Conselho de Ministros. 
António Serrano, Ministro da Agricultura garantia que a alteração da Lei das Armas estava concluída e aguardava agendamento para aprovação pelo Conselho de Ministros.“Na caça, entre outras alterações, vai haver uma simplificação para conseguir, num único exame, num único momento, a obtenção da licença de uso e porte de arma e da licença de caçador”, afirmou António Serrano, na ocasião.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.