Bélgica:Conselheiro anuncia campanha de promoção do ensino do português

Data:

O conselheiro das Comunidades Portuguesas na Bélgica anunciou a realização, pelo quarto ano consecutivo, de uma campanha de promoção ao ensino de português que engloba a distribuição de centenas de cartazes e milhares de folhetos informativos em todo o país.
Pedro Rupio explicou num comunicado, que a campanha a decorrer este mês, pretende inverter a tendência de diminuição do número de alunos de português inscritos na Coordenação Pedagógica da Embaixada de Portugal na Bélgica, que se observa “desde 2001”.
“As estatísticas são bastante reveladoras e indicam que no o ano lectivo de 2000/2001, eram 1.400 os alunos inscritos na escola portuguesa. De ano para ano, a diminuição foi gradual e contam-se hoje cerca de 900 alunos inscritos”, afirma o conselheiro no mesmo comunicado, acrescentando que a realização das sucessivas pretende “informar os pais sobre as modalidades de inscrição mas igualmente sensibilizar a juventude sobre este importante direito constitucional das comunidades portuguesas”. Paralelamente à campanha, Pedro Rupio anunciou ainda o lançamento em Dezembro de um concurso de Natal que irá premiar os melhores alunos luso-descendentes da Bélgica.
O conselheiro afirma ainda no comunicado que o Conselho das Comunidades Portuguesas “tem proposto inúmeras vezes à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas uma maior aposta na promoção do ensino de português no estrangeiro, assim como na promoção da participação cívica dos portugueses residentes no estrangeiro nos actos eleitorais em Portugal e nos países de acolhimento”. “Porém, o Governo ainda não respondeu positivamente aos diferentes apelos lançados. Até lá, resta à sociedade civil mostrar o caminho a seguir”, conclui.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.