Suécia: Fadista Carla Pires em festival com luso-suecos

Data:

O festival Sjöviks Kör och Folkmusik que se realiza na próxima semana em Avesta, centro da Suécia, inclui os portugueses Paulo Pereira e Tozé Bexiga e os luso-suecos Stockholm Lisboa Project com a fadista Carla Pires.
O festival começa hoje, 13 de Agosto, com várias actividades, entre elas, um “workshop” de fado que se prolonga até amanhã, orientado por Carla Pires.
A fadista é a convidada especial do Stockholm Lisboa Project (SLP), que actua no dia15, encerrando o festival. Carla Pires iniciou carreira em 1993. Entre 1994 e 1995 gravou diversas bandas sonoras para telenovelas portuguesas. Em setembro de 1996 venceu um concurso organizado pela Sociedade Portuguesa de Autores, tendo representado Portugal no Festival de Salónica (Grécia), onde obteve o primeiro lugar com o tema “Canção do Vento e da Terra”. De 2000 a 2002, e posteriormente de 2005 a 2007, integrou o elenco do musical “Amália”, de Filipe La Féria. Em 2002 gravou um CD com o Quinteto Amália e em 2005 gravou o primeiro CD a solo, “Ilha do meu Fado”.
O SLP é constituído por Sérgio Crisóstomo (violino), Simon Stålspets (mandola nórdica e voz), e Filip Jers (harmónicas e voz). Simon Stålspets é músico profissional desde 1990. Em 1996 diplomou-se como mestre em guitarra elétrica e em 2000 em composição, ambos na Real Academia de Música de Estocolmo. Em 1998 ganhou o concurso internacional Kaustinen, de música tradicional, com Kalabra.
Sérgio Crisóstomo tem formação clássica de violino, tendo sido bolseiro da Fundação Gulbenkian durante os seus estudos no Conservatório Nacional. Em 2000 representou Portugal no encontro europeu de música tradicional, na Bretanha. Filip Jers estuda actualmente no departamento de Jazz da Academia Real de Estocolmo, tendo sido o primeiro aluno a ser aceite na classe de harmónica na Suécia. Em 2003 recebeu o Prémio Junior Blues em Amal e, em 2003 e 2004, ganhou prémios no concurso Musik Direkt. Em 2003 e 2004 venceu O Concurso de Harmónica de Odense (Dinamarca) e em 2005 o concurso mundial em Trossingen (Alemanha).
O alinhamento do espectáculo em Avesta é composto por temas tradicionais suecos e portugueses e alguns fados. Neste Festival participam, pela primeira vez em duo, o flautista Paulo Pereira e o guitarrista Tozé Bexiga, membros dos Uxi Kalhus, que atuam no próximo sábado.
Em declarações à Lusa Paulo Pereira afirmou que irá apresentar um “workshop” de música tradicional para dançar, que será o mote do espectáculo. O alinhamento do concerto inclui canções como «A saia da Carolina» e «Erva-cidreira», entre outros temas populares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.