Cavaco Silva centrou Roteiro das Comunidades Inovadoras na área social

Data:

O Presidente da República realizou a IV jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, que foi essencialmente centrada na área social e no papel das comunidades na integração de pessoas em risco de exclusão.

Nos dois dias, Cavaco Silva passou por cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa – Cascais, Sintra, Mafra, Oeiras e Amadora -, mas ao contrário do que aconteceu nas anteriores jornadas do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, a atenção não estará tanto virada para empresas. “É muito orientado para o jovens”, afirmou fonte da Presidência da República, explicando que o objectivo central desta jornada foi “saber qual o papel das comunidades na integração das pessoas em risco de exclusão”.  Assim, a IV jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras  arrancou, no concelho de Cascais, com uma visita à Associação Escola 31 de Janeiro, uma escola privada de raízes republicanas, fundada em 1911. Esta escola, está desde 2005 entre as 20 instituições com melhores resultados nos exames do 9º ano, em particular em matemática.
Ainda no concelho de Cascais, o chefe de Estado foi conhecer o Centro Comunitário Senhora da Boa-Nova, construído no local até há alguns anos ocupado pelo Bairro do Fim do Mundo, e o “DNA Cascais”, uma associação sem fins lucrativos que desenvolve actividades de promoção do empreendedorismo jovens e social. Já ao final da manhã, Cavaco Silva partiiu para Sintra, onde foi visitar a Academia da Força Aérea e conhecer o projecto PITVAN, que desenvolve tecnologia de construção de plataformas para integrar em veículos aéreos não tripulados, que podem ser utilizadas não só em missões militares, mas também em deteção de incêndios ou poluição no mar. A tarde e noite foram passadas no concelho de Mafra, onde além do Convento da vila, onde Cavaco Silva  foi assinar o livro de honra da candidatura de Mafra a Património Mundial da UNESCO, a comitiva passou pela Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação, uma referência entre as “unidades de bem estar” que apoia idosos.
No segundo dia, a IV jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras começou em Oeiras, com uma visita ao bairro social da Outurela-Portela, onde o chefe de Estado foi conhecer uma unidade residencial para idosos e o complexo desportivo Carlos Queiroz. Antes de almoço, o Presidente da República deslocou-se ao Agrupamento de Escolas da Serra da Minas, no concelho da Amadora, numa visita que pretendeu “chamar a atenção para o papel desempenhado pelas escolas e as autarquias no combate à privação material das crianças e jovens”. À tarde,  a comitiva seguiu para a Brandoa, onde Cavaco Silva foi falar com alguns dos jovens que integram o “projecto 12-15”, que tem como principal objectivo diminuir o absentismo, o insucesso e mesmo o abandono escolar. Na Venda Nova, o chefe de Estado conheceu a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto e a “orquestra Geração”. A jornada terminou, no Palácio Nacional de Queluz, onde Cavaco Silva fez uma intervenção e condecorou personalidades locais que desempenharam um papel de revelo no desenvolvimento dos projectos visitados.

Presidente da República agraciou  personalidades

O Presidente da República agracia cinco personalidades em reconhecimento do seu “mérito, como o antigo secretário de Estado Vieira de Castro. Além de Vieira de Castro, secretário de Estado na Segurança Social no primeiro Governo de maioria absoluta de Cavaco Silva e secretário de Estado das Obras Públicas do Governo de Durão Barroso, foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito, foi também agraciado Carlos Alberto Andrade Neves. Andrade Neves, antigo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e impulsionador da criação do Município da Amadora, foi condecorado como Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.
Dinarte Machado, responsável pelo restauro do conjunto de seis órgãos da Basílica de Mafra e outros órgãos em todo o país, foi agraciado como Comendador da Ordem do Mérito, tal como o Padre Fernando da Silva Martins, pároco de Oeiras durante mais de 40 anos e impulsionador de várias obras sociais no concelho de Oeiras. O Director-Geral da Würth – Portugal, Nuno Altino Fernandes Dias, foi  condecorado como Comendador da Ordem do Mérito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.