Mundial mudou a vida de Eduardo

Data:

Um Mundial brilhante valeu a Eduardo a conquista definitiva da baliza portuguesa e um contrato com o Génova de Itália. O guarda-redes português até acabou o Mundial a chorar mas não foi por ele que Portugal não foi mais longe. Agora fez o contrato da sua vida e deixa saudades nos relvados nacionais.

O dono da baliza da selecção nacional vai agora vestir a camisola do Génova, deixando saudades nos relvados portugueses. O emblema italiano, que terminou a Série A no 9º lugar na última época, pagou ao Sporting de Braga por 4,5 milhões de euros por 75 por cento do passe do jogador. O guarda-redes assinou por quatro anos naquele que pode ser o contrato da sua vida.
Eduardo era cobiçado por emblemas ingleses e alemães mas acabou por optar pelo campeonato italiano onde acredita ter mais hipóteses de ser titular.

MUNDIAL ACABA EM LÁGRIMAS

Cidade do Cabo, 29 de Junho de 2010. O árbitro argentino H. Baldassi apita para o final da partida e Portugal está fora do Mundial de 2010.
As televisões mostram ao mundo o desalento dos jogadores portugueses. Mas um sobressai: Eduardo não contém as lágrimas e é reconfortado pelos colegas de baliza na selecção. Até Iker Casillas, guarda-redes espanhol, faz questão de abraçar o seu colega de profissão, adversário naquele encontro.
Mas se aquele era um momento de tristeza para o jogador – que foi o melhor português no Mundial – significou também o fim de uma era e o começo de um novo ídolo português: Eduardo entrou no coração dos portugueses que finalmente o elegeram como o Número 1 português.
No Mundial, Eduardo mostrou sempre estar a viver um sonho. E a verdade é que fez por isso: elasticidade, segurança, garra e excelentes reflexos fizeram dele um dos melhores da competição.

INFÂNCIA DIFÍCIL

Natural de Mirandela, Eduardo dos Reis Carvalho, que conta hoje com 27 anos, esteve vários anos afastado da ribalta do futebol português. Só na época 2007/08 é que o guarda-redes começou a chamar a atenção com a camisola do Vitória de Setúbal clube que representou por empréstimo do Sporting de Braga.
Eduardo é hoje um jogador com um sentido profissional exemplar muito  devido à sua infância algo complicada. Ainda jogava nas escolas do Mirandela quando o seu pai faleceu num trágico acidente de viação. Na altura, prometeu ao seu treinador que iria  ser como Preud’Homme para proporcionar uma vida melhor à sua mãe.
Aos 14 anos não acompanhou a sua mãe e os seus irmãos que emigraram para o Luxemburgo e tentou a sua sorte. Foi rejeitado nos treinos de captação do Sporting e do FC Porto e esteve dois anos no Vitória de Guimarães. Já no juvenis transferiu-se para o rival minhoto Sporting de Braga. Quando recebeu o primeiro ordenado comprou uma casa e fez regressar a sua mãe.
Hoje vive com a atleta olímpica Jessica Augusto, a sua primeira e única namorada.

DO BRAGA “B” A TITULAR ABSOLUTO

Produto das camadas jovens dos bracarenses, Eduardo andou muitos anos na equipa B do clube e só se estreou na primeira-divisão em 2006 com a camisola do Beira-Mar, onde esteve também por empréstimo.
Mas foi no Bonfim que deu o salto para o estrelato depois de uma excelente exibição na final da Taça da Liga frente ao Sporting. Defendeu a grande penalidade que permitiu a vitória dos setubalenses e o consequente apuramento para a Taça UEFA. Uma exibição de ouro…
Eduardo voltou ao Sporting de Braga na época 2008/09 onde assumiu o estatuto de titular absoluto na baliza. Na temporada passada foi mesmo uma das principais figuras do Sporting de Braga que realizou a sua melhor época de sempre, terminando num honroso segundo lugar.
Dono absoluto da baliza de Portugal, Eduardo chegou à selecção com menos de 50 jogos na Liga Portuguesa. Estreou-se no dia 11 de Fevereiro de 2009 no jogo amigável com a Finlândia. Desde então apenas sofreu quatro golos: em Tirana com a Albânia, em Copenhaga com a Dinamarca, com os Camarões no particular na Covilhã e com a Espanha na África do Sul.

Ana Rita Almeida
ralmeida@mundoportugues.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.