Calor: Continuação de temperaturas altas motivam alerta amarelo em 6 distritos

Data:

A continuação de temperaturas altas levou a Direcção-Geral de Saúde (DGS) a colocar esta quinta-feira em alerta amarelo seis distritos devido ao risco de efeitos na saúde das populações.

Dois desses distritos, Évora e Beja merecem também um aviso amarelo por parte do Instituto de Meteorologia (IM) – o segundo numa escala crescente de quatro níveis de gravidade – por estar prevista uma temperatura máxima para hoje de 37 graus Celsius naquelas duas cidades.

Além dos distritos do Alentejo, estão sob alerta amarelo da DGS, o segundo numa escala de três, os de Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Setúbal, com previsões de temperatura máxima de 34º (Castelo Branco e Portalegre) e de 32º para os restantes.

A DGS salienta que a exposição a temperaturas elevadas durante vários dias pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcóolicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar-se temporariamente muito nublado no interior, durante a tarde, onde se podem verificar trovoadas.

Quanto a máximas, o IM prevê 21º para o Porto, 32º para Lisboa, 29º para Faro, 23º para Ponta Delgada e 25º para o Funchal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.