Viatura

Data:

Levei há uns anos uma viatura Opel de grande cilindadra a gasolina que tenho em Portugal, devidamente legalizado e que uso no Verão nas minhas férias. Ouvi falar em adptar o carro a gás que dissem fica muito mais barato. Não perecebo nada disso. Podiam me informar sobre o processo de adaptação?

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é constituído por uma mistura de gás propano e butano que se escapa no momento da extracção do petróleo. Após a extracção, o Gás de Petróleo é comprimido a uma pressão de 4 a 5 Kg ficando assim liquefeito e pronto para ser armazenável e utilizável para diversos fins.

O GPL é inodoro, no entanto, por motivos de segurança é-lhe acrescentado um aditivo que o torna perceptível ao nosso olfato.

Em primeiro lugar deve dirigir-se a uma oficina credenciada e autorizada a proceder à transformação do seu carro. Na zona da grande Lisboa, por exemplo, já se encontram facilmente estas oficinas cujos mecânicos têm, por imposição da lei, um curso obrigatório de técnicos de gás e mecânico de gás.

A transformação do seu carro poderá custar entre os 750 e os 1500 euros, dependendo do sistema do seu carro (carburador simples, injecção mono-ponto, injecção multi-ponto sequencial e mais de 4 cilindros ou 160 cavalos). O mecânico, devidamente credenciado, irá intercalar algumas peças no sistema de refrigeração e de carburação e colocar um depósito na bagageira do seu veículo.

Após estas transformações, que possibilitam a bicarburação, o seu carro poderá funcionar, alternadamente, a gás e a gasolina. Para optar entre estes dois tipos de consumo basta operar um botão (bastante discreto) que é montado no tablier do carro e que lhe permite, mesmo em andamento, mudar entre o sistema a gás e a gasolina. A poupnaça comparativamente à gasolina, significa que o seu carro passa a gastar metade ou ainda menos se o seu carro tiver uma cilindrada elevada.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.