Açores: Ilhas das Flores bate recorde de dias só com energias renováveis

Data:

A entrada em funcionamento até 2013 de uma nova central hídrica nas Flores fará com que “em muitos dias do ano” o fornecimento de electricidade nesta ilha dos Açores seja integralmente assegurado por fontes renováveis. Em Outubro de 2009, a ilha das Flores, no Grupo Ocidental dos Açores, foi integralmente abastecida durante 12 dias por energias renováveis, situação que será alargada com a futura central hídrica.
O director regional de Energia, Cabral Vieira, afirmou hoje que as Flores e S. Miguel são duas das ilhas do arquipélago que já registam maior “penetração” de energias renováveis, apostando o executivo açoriano no seu rápido reforço. No caso de S. Miguel, revelou que arranca em breve a construção de um parque eólico de grande potencial na zona do Graminhal, concelho de Nordeste, decorrendo, em paralelo, a abertura de novos furos para reforço da capacidade de produção com origem geotérmica.
Cabral Vieira, que falava em Ponta Delgada no início de um seminário internacional sobre ‘Energia e Desenvolvimento Sustentável’, reafirmou a meta regional de garantir que a partir de 2018 o consumo eléctrico das ilhas seja assegurado em 75 por cento por fontes renováveis. Para a concretização deste objectivo cada ilha terá uma “solução diferente”, estabelecida em função das suas potencialidades, afirmou o director regional de Energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.