Estados Unidos: Dia de Portugal está a deixar de ser apenas «português»

Data:

O 10 de Junho está a ser adoptado como celebração norte-americana, deixando de ser apenas uma festa da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, como aconteceu com o dia de São Patrício irlandês, defende o investigador Frank Sousa.
“O que está a acontecer é que inevitavelmente se está a passar de uma celebração portuguesa para uma coisa étnica que é luso-americana”, diz à Agência Lusa o professor universitário, director do Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachussetts.
A título de exemplo, refere a iniciativa do Museu do Estado do Massachussetts dedicado à histórica caça à baleia, em New Bedford, onde o Dia de Portugal é marca do esta ano com uma festa até à noite, que inclui uma demonstração de artesãos açorianos. “É feito pela instituição norte-americana, para celebrar as origens portuguesas da região que o museu serve”, sublinha o director do centro de estudos portugueses.
O centro lusófono de Massachussetts-Dartmouth associa-se à iniciativa com o lançamento de um livro do académico norte-americano Donald Warrin, sobre o papel dos emigrantes portugueses e cabo-verdianos na caça à baleia naquela região, entre 1765 e 1927. Em Setembro, este mesmo museu vai abrir uma galeria dedicada aos pescadores açorianos, em mais uma manifestação do que Frank Sousa considera o “`mainstreaming´ do Dia de Portugal”.
O académico dá também o exemplo do Portuguese Heritage Museum (“Museu da Herança Portuguesa”) em San Jose, Califórnia. Ali, as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, “atraem milhares de pessoas, e não só portugueses”, afirma.
De um modo geral, o dia de Portugal tem vindo a ganhar força nos Estados Unidos, diz o investigador.
Com a emigração portuguesa em níveis baixos, essa força vem muito da participação dos jovens luso-americanos, relata David Vidal, do Sport Clube Português de Newark, a mais antiga associação luso-americana da Costa Leste, com quase 90 anos.
“Temos malta jovem no clube com um conhecimento muito básico da língua, mas que quer fazer parte, avançar na comunidade, e também aprender mais do português”, afirma este jovem de 32 anos.
O responsável afirma que nos últimos anos o Sport Clube assistiu a uma renovação de gerações, com uma “injecção de juventude”. “Isto antes era tipo o clube das cartas. Iam lá os homens já de certa idade, sem nada para fazer, jogavam cartas e deixavam-se estar. Tinha-se perdido o aspecto cultural, era só um ponto de encontro. Agora é conhecido como um dos grandes pontos culturais dedicados à cultura portuguesa”, diz à Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.