França: Misericórdia de Paris vai realizar um estudo sobre os portugueses carenciados

Data:

A Santa Casa da Misericórdia de Paris vai realizar um estudo sobre a situação das pessoas mais carenciadas
na comunidade portuguesa. Um trabalho que terá o apoio da Embaixada de Portugal em França, e que se insere na campanha «Organizar a solidariedade no seio da comunidade portuguesa em França», uma iniciativa apoiada pela Secretaria de Estado das Comunidades no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010

.

A campanha foi lançada no dia 1 de Junho, Embaixada de Portugal em Paris. Sobre o estudo, Manuel Antunes da Cunha, da Santa Casa da Misericórdia de Paris, referiu à Lusa tratar-se de um “observatório informal da pobreza” na comunidade portuguesa em França.
O observatório integra um programa mais vasto realizado no âmbito do Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social. “O observatório, que poderá ou não revestir posteriormente uma estrutura formal, pretende acompanhar as situações de carência entre os portugueses em França”, declarou à Lusa Manuel Antunes da Cunha que é ainda o coordenador do projecto.

Há mais casos de pobreza

Manuel da Cunha revelou que embora a maioria dos emigrantes portugueses em França tenha uma situação estável, há cada vez mais situações de exclusão e pobreza, que em muitos casos são desconhecidas porque as pessoas “são muito renitentes em pedir ajuda às autoridades”.
 “Constatamos no nosso trabalho que há cada vez mais portugueses em França sem tanta sorte como a maioria, que têm sucesso e estão integrados”, sublinhou à Lusa referindo “situações entre os emigrantes mais novos e os mais idosos que, por diferentes razões, não têm uma reforma suficiente para viver”.
Pessoas que tentam resolver os problemas sozinhas e, por isso, “deixam chegar a sua situação ao limite”, sublinhou. “Não querem mostrar a sua exclusão porque, para eles, se trata de um duplo fracasso, uma vez que a emigração é, em primeiro lugar, uma tentativa de melhorar a sua vida”, acrescentou Manuel Antunes da Cunha.

Apoio da Embaixada

Foi no âmbito da campanha «Organizar a solidariedade no seio da comunidade portuguesa em França», que a Embaixada de Portugal em França estabeleceu uma parceira com a Santa Casa da Misericórdia de Paris que visa “disponibilizar a esta instituição recursos humanos, instalações, dados estatísticos, documentação e outros meios que se afigurem necessários para a realização de um estudo sobre a situação das pessoas mais carenciadas”, como explica uma nota divulgada pela Embaixada de Portugal.
No mesmo documento, lê-se que o trabalho a ser desenvolvido por aquela instituição de raiz portuguesa, corresponde a “um real e objectivo interesse da Embaixada em aprofundar o conhecimento dos problemas sociais da comunidade portuguesa em França e assim permitir o melhor funcionamento dos instrumentos existentes de apoio social a pessoas carenciadas”.
A campanha deverá terminar em Dezembro deste ano e prevê ainda a realização de seis encontros em comunidades católicas e associações da região de Paris, de Lille e de Lyon, além da celebração do “Dia Mundial do Idoso”, prevista para 3 de Outubro e da organização das «Primeiras Jornadas Sociais da Comunidade Portuguesa de França», que deverão decorrer de 25 a 30 de Outubro.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.